Botelho assume Presidência da Assembleia com estilo ‘linha dura’

0
176
Foto: Angelo Varela/ALMT

O deputado Eduardo Botelho (PSB) assume na quarta-feira (1/2) a Presidência da Assembleia Legislativa em substituição ao deputado Guilherme Maluf (PSDB), que passa a ocupar a Primeira- Secretaria, responsável pela ordenação de despesas ou pagamentos de contratos e serviços do legislativo estadual.

Ao contrário de Maluf, sempre paciente e conciliador, Botelho tem perfil de atuação política mais “linha dura” e de falar abertamente o que pensa e defende. Ele é empresário, cuja empresa presta diversos serviços para o setor público. Nos bastidores políticos, o comentário geral é de que a temperatura pode aumentar no relacionamento com o Executivo. É a primeira vez que Botelho assume o cargo de presidente.

A posse de ambos na nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa – biênio 2017/2019 – será no dia 1º de fevereiro, às 9 horas, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. O governador Pedro Taques (PSDB) confirmou presença na sessão.

Em relação às matérias em trâmite, a expectativa maior é a discussão e a aprovação das contas do governador Pedro Taques (PSDB), exercício 2015. Em janeiro deste ano, a deputada Janaína Riva (PMDB) pediu vista da matéria. Os deputados devem ter na pauta para 2017 o projeto de lei que trata da redução dos gastos públicos. A matéria ainda não foi encaminhada à Assembleia Legislativa.

Além de Eduardo Botelho, compõem a nova Mesa Diretoria os deputados Gilmar Fabris (PSD), vice-presidente, e Max Russi (PSB), 2º vice-presidente (licenciado). Guilherme Maluf (PSDB) vai ocupar a 1ª Secretaria; Ondanir Bortolini (PSD), a 2ª Secretaria; Baiano Filho (PSDB), a 3ª Secretaria, e Silvano Amaral (PMDB), a 4ª Secretaria.

Ano Legislativo

Já a solenidade de abertura do ano legislativo da 3ª sessão legislativa anual da 18ª Legislatura acontecerá no dia 2 de fevereiro, às 9 horas, no Plenário das Deliberações Renê Barbour. Na primeira parte, a sessão contará com a presença de convidados especiais e a apresentação da Mensagem do Poder Executivo estadual.

Na segunda parte da sessão solene, de acordo com o Regimento Interno, com a presença exclusiva de deputados no plenário, o presidente concederá às bancadas a palavra, pelo protocolo, a ser usada com vista ao acontecimento da instalação dos trabalhos legislativos. (Com informações da Assessoria)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA