Deputado Allan apoia movimento em defesa do Parque Serra de Ricardo Franco

0
522
Foto: Assessoria.

O professor e deputado Allan Kardec (PT) recebeu nessa quinta-feira (10) representantes do movimento SOS Parque Serra de Ricardo Franco. O parlamentar também manifestou apoio ao grupo que luta pela efetiva implantação da unidade de conservação localizada no município de Vila Bela da Santíssima Trindade e que tem sofrido novas investidas de grandes fazendeiros.

Além de receber o grupo, Allan assegurou que irá ajudar o Movimento a buscar apoio de outros deputados. “Precisamos lutar pela efetiva implantação do Parque Serra de Ricardo Franco porque essa unidade abriga uma região de grande valor para a conservação ambiental”, afirma o parlamentar.

O movimento ressalta ainda que o Parque é um importante divisor de águas das bacias Platina e Amazônica, além de ser o maior corredor ecológico entre Vila Bela da Santíssima Trindade e a Bolívia e possuir um dos maiores potenciais turísticos de Mato Grosso.

Apoiar o Movimento representa lutar pela efetiva implantação do Parque criado em 1997, mas que tem sofrido com invasões recentes de grandes fazendeiros. A preocupação do grupo aumentou ainda mais depois que deputados aprovaram em primeira votação, no mês de abril, suspensão do decreto que criou o Parque. Allan foi o único a se manifestar contra. Na prática, isso extinguia a unidade de 158 mil hectares. A aprovação, no entanto, foi suspensa por determinação judicial depois de grande comoção social.

O governo de Mato Grosso assinou em maio um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) se obrigando a implantar efetivamente o Parque. “Mas precisamos de pressão popular para fazer com que isso ocorra”, afirma Marcelo Okamura, que integra o Movimento. Manifesto contra a redução da unidade de conservação conta com apoio de diversas instituições, como Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), WWF, organizações não governamentais (ONGs), jornalistas, professores, servidores públicos, turismólogos, pessoas físicas, artistas nacionais e locais, entre outros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA