Morre professor Aecim Tocantins, ex-prefeito de Cuiabá e personagem histórico de MT

0
620
Aos 94 anos de idade morreu na madrugada deste domingo (18/06) o professor e ex-prefeito de Cuiabá, Aecim Tocantins. Foto-Midianews.

Aos 94 anos de idade morreu na madrugada deste domingo (18/06) o professor e ex-prefeito de Cuiabá, Aecim Tocantins, que há alguns anos foi homenageado pelo então governador Blairo Maggi, ao dar seu nome ao Ginásio Poliesportivo “Aecim Tocantins”, inaugurado em 2007.

O velório está acontecendo na Capela Jardins, em Cuiabá, Sala das Orquídeas. Sendo que o sepultamento deve ser realizado ainda neste domingo.

De acordo com informações de familiares e amigos, o professor Aecim Tocantins, como sempre foi chamado, estava com a saúde perfeita, até ser internado e ser submetido a um processo cirúrgico na última quinta-feira (15/06). Na sequência, ele foi encaminhado para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas acabou não resistindo.

História

O professor Aecim Tocantins é pai de dois filhos. Ele foi o primeiro presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, vereador, vice-­prefeito e prefeito de Cuiabá. Além de Secretário Geral do Estado, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e Conselheiro do Tribunal de Contas. Entre tantas outras atividades exercidas ao longo de sua carreira, o professor Aecim batiza creche em Cuiabá, já deu nome a prêmio de universidades e entidades diversas.

O professor também já foi fonte de várias pesquisas sobre a história de Mato Grosso e da Capital. Desa forma, em reconhecimento ao honroso currículo e compromisso com o Estado, o nome do professor Aecim Tocantins foi escolhido pelo então governador Blairo Maggi para batizar o Ginásio Poliesportivo de Cuiabá.

Homenagem

O Aecim Tocantins é um ginásio poliesportivo situado em cidade de Cuiabá, Mato Grosso. Inaugurado em maio de 2007, possui capacidade para 11 mil pessoas e é utilizado pra eventos de futsal, voleibol, handebol, basquete, podendo também ser utilizado para a realização de torneios de artes marciais, espetáculos de dança, teatro e eventos culturais.

O ex-prefeito foi homenageado ao dar seu nome ao Ginásio Poliesportivo “Aecim Tocantins”, inaugurado em 2007. Foto-Divulgação.

O ginásio já sediou a Copa América de Voleibol de 2008, a Copa América de Basquete Feminino de 2009, que serviu como  torneio classificatório para o Campeonato Mundial de Basquete Feminino de 2010.  O Aecim Tocantins pertence ao complexo esportivo do Estádio José Fragelli, que foi sub-sede da Copa do Mundo FIFA de 2014.

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA