O profissional que desafia o futuro

0
1508
Antonio Cleber Zequetto. Foto: Arquivo Pessoal

Um dos maiores dilemas profissionais atualmente é saber reinventar-se constantemente. Reinventar significa tornar a inventar. Inventar, do latim inventare, em tradução literal da palavra e no sentido positivo quer dizer criar na imaginação, idear, ser o primeiro a ter a ideia.

No contexto corporativo, muitos especialistas e profissionais também concordam que é uma necessidade profissional do mundo pós-moderno.

É preciso ter criatividade e dinamismo, para ascender em sua carreira, e isso pode ser obtido com treino e persistência. É preciso usar todos os saberes e técnicas para transformar e desenvolver da melhor maneira suas atividades.

Desse modo, nos momentos de conflitos e tensões, estará habilitado para resgatar de dentro de si uma “novidade necessária” capaz de lhe projetar para permanecer seguindo sua jornada. Este é, sem dúvida, um dos fatores determinantes na manutenção de uma carreira de sucesso.

Embora sucesso represente critérios e significados bastante distintos para cada pessoa, na essência, representa as possibilidades que se deseja conquistar. Alguns imaginam sucesso como ter tudo que se pretende ou sonha. A felicidade, por exemplo, está associada à sensação do “ter sucesso”.

Essa conquista não se estabelece apenas de um sentimento momentâneo ou realizações temporárias. Ser é mais importante que ter. Seja em uma dimensão emocional, social ou espiritual é preciso aprender a aproveitar o seu presente, que é sempre valioso – e por ser uma dádiva – é por isso que se chama presente. Trabalhar, realizar, cooperar e desfrutar dos momentos que a vida oferece com os recursos que se dispõe no agora.

Assim, ser um sucesso pode ser entendido como aproveitar as oportunidades que se tem no presente. Essa compreensão nos isenta e protege de muitas frustrações. O que você tem de melhor hoje? Qual é a mudança que você precisa fazer? O que você pode fazer melhor hoje por si mesmo e por outros? As respostas para estas perguntas lhe conduzirão para uma reinvenção.

Ao fugir da procrastinação, aquela condição em que se adia sempre o que precisa fazer, você atua profissionalmente como um realizador, em vez de reclamador. Seja sua melhor versão hoje! Insista, persista, questione-se! Reinvente-se!

Sucesso, do seu jeito! Até mais!

Antonio Cleber Zequetto é Coach, Professor e Palestrante Especialista em Liderança, Comunicação e Marketing. Desenvolve consultoria e cursos personalizados com temas comportamentais para organizações e instituições de ensino. É pesquisador do Mestrado em Educação pela UFMT. www.zequetto.com  (66) 99906 6706.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA