Primeira sessão da Câmara é marcada por gafes de vereadores

0
321
Foto: Secom Câmara Municipal de Cuiabá.

A primeira sessão da Câmara de Vereadores de Cuiabá dessa terça-feira (07) foi marcada por confusões por parte dos novos parlamentares quanto ao funcionamento da Casa de Leis. Os 12 estreantes no Legislativo iniciam os trabalhos ao mesmo tempo em que o parlamento passa a atuar sob novo regimento interno, constituído ao final da última Legislatura para corrigir falhas dentro do Legislativo.

Dos episódios de erros registrados pelos vereadores houve quem confundisse pauta do dia com ata, quem optou pela abstenção por desconhecimento da matéria e vereador que esqueceu de seguir o protocolo ao deixar de usar o termo “questão de ordem” para sanar dúvida junto à Mesa Diretora. Essa última falha técnica foi imediatamente corrigida pelo presidente da Casa, Justino Melheiros (PV).

A situação ocorreu após o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) ter usado o tempo regimental de três minutos do pequeno expediente para enaltecer os trabalhos desenvolvidos pelo governador Pedro Taques (PSDB). Da bancada, um vereador questionou a presidência se era permitido fazer defesa do governo estadual dentro do parlamento municipal. A resposta foi imediata: “Senhor vereador, primeiro que para pedir a palavra é preciso pedir questão de ordem, e segundo, sim o vereador tem a fala livre na tribuna”.

Além das confusões dos iniciantes, todo parlamento municipal falhou ao não cumprir um dos principais itens do novo Regimento Interno da Casa ao não realizar a reunião do Colégio de Líderes, previsto para ser realizado todas as segundas-feiras às 9 horas da manhã. A função desses encontros é justamente definir as pautas de votação e das composições de comissões permanentes do Legislativo municipal.  Para amenizar a falha inicial, o vereador Toninho de Souza (PSD) propôs que o encontro fosse realizado amanhã, quarta-feira (08/02), às 9h, para evitar mais prejuízos na próxima sessão, quinta-feira (09/02). A solicitação foi colocado em votação no plenário e aprovada por unanimidade.

A Câmara Municipal conta com 13 novos vereadores: Misael Galvão (PSB) – que retorna após quatro anos- , Gilberto Figueiredo (PSB), Elizeu Nascimento (PSDC), Marcelo Bussiki (PSB), Vinicyus Clovito (PP), Diego Guimarães (PP), Felipe Wellaton (PV), Dr. Xavier (PTC), Justino Malheiros (PV), Delegado Marcos Veloso (PV), Abilio Jr – Abilinho (PSC), Sargento Joelson (PSC) e Orivaldo Da Farmácia (PRP). Outros doze vereadores foram reconduzidos ao cargo: Adevair Cabral (PSDB), Chico 2000 (PR), Juca Do Guaraná Filho (PT do B), Lilo Pinheiro (PRP), Marcrean Santos (PRTB), Mario Nadaf (PV), Paulo Araujo (PP), Toninho De Souza (PSD), Wilson Kero Kero (PSL), Dilemario Alencar (PROS), Dr. Ricardo Saad (PSDB) e Renivaldo Nascimento (PSDB).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA