A Intel está preparando o lançamento de sua nova geração de chips para servidores que disputarão com o EPYC 9004 da AMD. Na quarta-feira (17), um famoso vazador da comunidade da fabricante revelou algumas informações sobre a família Xeon 6 (6ª geração), também conhecida pelo codinome “Granite Rapids”, que deve ser introduzida ainda em 2024.
Quatro processadores foram revelados pelo vazador: Xeon 6980P, Xeon 6979P, Xeon 6972P e Xeon 6960P. Todos serão baseados na arquitetura “Redwood Cove” — que também é utilizada nos processadores para notebooks de última geração da marca, isto é, o Core Ultra de 1ª geração — e terão design térmico de 500 W.
Os modelos possuem diferentes configurações de núcleos e velocidades de clock. Eles devem pertencer à categoria “Platinum”, que inclui os processadores mais velozes da linha. Veja:
- Xeon 6980P: 128 núcleos, clock básico de 2,0 GHz e máximo de 3,2 GHz
- Xeon 6979P: 120 núcleos, clock básico de 2,1 GHz e máximo de 3,2 GHz
- Xeon 6972P: 96 núcleos, clock básico de 2,4 GHz e máximo de 3,5 GHz
- Xeon 6960P: 72 núcleos, clock básico de 2,7 GHz e máximo de 3,8 GHz
O vazamento reitera que a Intel está dobrando a quantidade de núcleos em um único processador em comparação com a família Xeon de 5ª geração, que era limitada a até 64 núcleos. Com isso, a gigante de hardware também prepara o terreno para rivalizar com a próxima geração de chips para servidores da AMD, que será baseada em Zen 5.
Os processadores revelados devem ser parte da família de codinome “Granite Rapids-AP”. O sufixo “AP” indica que esses modelos serão compatíveis com o soquete LGA 7592. A Intel também lançará variantes otimizadas para um soquete menor, o LGA 4710, que ficarão conhecidas pelo codinome “Granite Rapids-SP”.
Cabe lembrar que a família “Granite Rapids” inclui processadores com CPU totalmente baseada em núcleos “P” de alto desempenho da Intel, focando em cargas de trabalho mais pesadas, como processamento de inteligência artificial. Já a família “Sierra Forest” englobará modelos com CPU baseada em núcleos “E” de baixo consumo, focando em eficiência.
Quanto aos detalhes da plataforma, é especulado que o Xeon 6 virá em configurações com suporte para até 8 soquetes com até 12 canais de memória, 136 pistas PCI Express de 5ª geração e CXL 2.0. Os processadores utilizarão o design de chiplets da Intel, contando com até 3 blocos de CPU, a depender da quantidade de núcleos do modelo.
A expectativa é que os novos processadores Xeon 6 sejam introduzidos oficialmente ainda no 2º trimestre de 2024, antecedendo o lançamento da próxima geração do AMD EPYC.
Veja mais!
Source link Tudo Celular