O PL oficializou o pedido de cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). A representação chegou ao Conselho de Ética da Câmara nesta quarta-feira 17.
Na terça, Glauber expulsou à força da Câmara o influenciador Gabriel Costenaro, do Movimento Brasil Livre (MBL). O caso terminou no Departamento de Polícia Legislativa, onde o deputado também discutiu com o colega Kim Kataguiri (União-SP) e teve de ser contido.
“Tornou-se corriqueiro para o representado desrespeitar a ética e o decoro necessário ao Parlamento”, diz um trecho do pedido do PL.
O deputado do PSOL afirmou não ter arrependido de sua conduta. Nesta quarta, também publicou nas redes sociais vídeos em que o militante do MBL faz provocações.
“Olha aí o santinho que agora se diz agredido. É um marginal protegido pelo MBL. O deputado Kim Kataguari já sabia o que ele estava fazendo e o protegeu e incentivou. MBL é organização criminosa fascista e tem que ser tratado como tal”, escreveu Glauber.
Kataguiri, por sua vez, declarou nas redes que o PSOL “se diz moderado para disputar eleição, mas nos momentos decisivos se mostra isso: um bando de radicais e extremistas”.