A Canonical e a Qualcomm anunciaram a assinatura de uma parceria que deve levar maior segurança ao ambiente corporativo, sob a promessa de que empresas consigam atender a demandas de segurança e compliance em dispositivos empresariais equipados com sistemas Ubuntu (que deve ganhar uma atualização ainda este mês) e Ubuntu Core.
A ideia é criar um ecossistema de preservação de dados privados em meio ao avanço das tecnologias de inteligência artificial (IA) – um tema que, embora tenha empolgado especialistas do setor, já gerou problemas para empresas de vários portes.
“A combinação dos processadores da Qualcomm com a popularidade do Ubuntu em meio aos setores de IA e IoT é uma mudança de paradigmas para a indústria”, disse Dev Singh, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e chefe do setor de Automação Industrial, Empresarial e Criação da Qualcomm. “A colaboração foi um complemento natural, com o programa de longevidade da Qualcomm aprimorando os compromissos de 10 anos de suporte à segurança feitos pela Canonical.”
Apesar de ser uma distribuição Linux bastante popular entre usuários finais, o sistema operacional conhecido como Ubuntu também tem uma forte presença na indústria pesada – sobretudo na robótica e desenvolvimento de aplicações voltadas ao conceito chamado “Internet das Coisas” (IoT). Os sensores usados em todos esses campos são comumente operados e gerenciados dentro de um ambiente Ubuntu.
Com o avanço da inteligência artificial, espera-se que a demanda por maiores capacidades de processamento vá crescer exponencialmente. Uma rápida visita ao site da Qualcomm, porém, mostra que a empresa já tem um amplo portfólio no desenvolvimento de produtos voltados à IA on device, ou seja, instalada dentro do próprio dispositivo. E assim como a Canonical, ela também atende diversas indústrias.
Entretanto, contar sempre com a IA é uma atitude que pode trazer sérios riscos à segurança das empresas. Daí a parceria: segundo o comunicado emitido pela Canonical, esse contrato criará opções para que a indústria acelere a velocidade de disponibilização de produtos no mercado ao mesmo tempo em que reduz custos de desenvolvimento.
“O programa de parceiros da Canonical, em conjunto com a expertise da empresa em guiar seus clientes pela navegação de suas jornadas em IA e IoT, ajudam a criar um padrão robusto de qualidade da indústria para a segurança e compliance”, disse Olivier Philippe, vice-presidente de Engenharia de Dispositivos da Canonical.
“O trabalho de integrar e otimizar o software da Qualcomm dentro do Ubuntu permitirá que parceiros de canais e fabricantes levem as plataformas Ubuntu e Ubuntu Core a uma gama maior de aparelhos.”
A parceria entre as duas empresas, embora já fosse oficial desde antes disso, teve uma espécie “lançamento” durante a conferência Embedded World, realizada na Alemanha entre os dias 9 e 11 de abril.
Source link Tudo Celular