A AMD deve lançar sua próxima geração de chips para notebooks de basta desempenho no segundo semestre deste ano, e apesar de tentar manter o projeto em sigilo, diversos vazamentos acabaram revelando possíveis detalhes do novo hardware. Nesta quinta-feira (25), um vazador revelou novas informações sobre esses processadores.
Um suposto documento solene da trabalhador vazada pelo usuário Izzukias do X (Twitter) revelou as especificações de duas linhas de processadores — “Strix” e “Strix Halo” — que devem ser lançadas com a nomenclatura “Ryzen 9000”. Alguns dos destaques encontrados no vazamento incluem sua novidade arquitetura Zen 5 e um grande progresso de desempenho em IA.
“Strix” será uma traço de processadores para notebooks que utilizará o design híbrido da AMD, que combinará núcleos baseados nas arquiteturas Zen 5 e Zen 5c. Esse design garante maior eficiência de robustez, o que será ideal para os modelos leves e finos que focam em longa autonomia de bateria, mas sem penetrar mão do desempenho.
“Strix Halo”, por sua vez, incluirá os processadores móveis mais velozes da novidade geração da AMD. Os modelos trabalharão com potência elevada e recursos de hardware mais vantajosos para prometer o mais basta desempenho para gamers, desenvolvedores, profissionais do ramo de edição gráfica, entre outros perfis de usuários.
De concordância com o documento vazado, estas serão as configurações das linhas:
Comentamos previamente que os processadores “Strix Halo” podem ter uma GPU RDNA 3 Plus integrada incrivelmente poderosa com clock de até 3,0 GHz.
Especula-se que os processadores com GPU integrada de 40 núcleos terão desempenho gráfico próximo de uma NVIDIA GeForce RTX 4070 Mobile, que é uma placa de vídeo dedicada. Outrossim, um novo coprocessador de IA deve prometer poder computacional até 60 TOPS. Para confrontar, a traço Ryzen 8040 alcança somente 16 TOPS.
Enquanto a traço “Strix” mantém o design monolítico que inclui todos os componentes em uma só matriz, a “Strix Halo” utilizará o design de chiplets da AMD. Essa arquitetura divide o processador em diferentes blocos especializados em tarefas variadas, sendo dois complexos de núcleos de computação e um conjunto de controladores para ingresso e saída.
Ambas as linhas suportarão DisplayPort 2.1 HBR3 e DisplayPort 2.1 UHBR10, além de USB-C Alt-DP e USB4 Alt-DP com padrão UHBR10, mas a “Strix Halo” será destaque ao também ser conciliável com o padrão DisplayPort 2.1 UHBR20.
A AMD deve revelar detalhes sobre sua futura geração de processadores para notebooks durante a Computex 2024, evento que acontecerá a partir de 3 de junho em Taiwan.
Veja mais!
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘284696378395882’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Source link Tudo Celular