O Botafogo alcançou a sua primeira vitória na atual edição da Despensa Libertadores. Jogando no estádio Nilton Santos, o Alvinegro de General Severiano superou o Universitario (Peru) por 3 a 1 na noite desta quarta-feira (24). E o grande destaque da partida foi o meio-campista Eduardo, que saiu do banco para substituir o atacante Tiquinho Soares, que se machucou nos primeiros minutos da partida.
É O GLORIOSO! 🔥🌎
Com esteio da torcida no Nilton Santos, Fogão vence o Universitário com gols de Eduardo e Luiz Henrique. Seguimos na luta! 💪🏾⭐️ #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/7tuu1JOrVt
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 24, 2024
Mesmo posteriormente leste triunfo a equipe de General Severiano permanece na lanterna do Grupo D da competição, agora com três pontos. Mas viu sua diferença para o líder Junior Barranquilla (Colômbia) permanecer em somente dois pontos.
Apesar do placar positivo no final, o confronto começou com uma notícia negativa para a torcida do Botafogo: o atacante Tiquinho Soares sentiu uma lesão muscular e teve que deixar o gramado aos 9 minutos do primeiro tempo. Porém, o substituto do bombeiro, o meio-campista Eduardo, acabou se tornando o destaque da partida.
Depois uma lanço inicial sem gols, Eduardo começou a mostrar o seu poder de decisão um minuto posteriormente o pausa, tabelando com Júnior Santos antes de transfixar o marcador com um pontapé de dentro da superfície. Dez minutos depois Savarino enfiou a globo para Luiz Henrique, que, em velocidade, dribla o goleiro Britos antes de espancar para o gol vazio.
Já foi 🥶😜 #VamosBOTAFOGO
📸 Vítor Silva/ BFR pic.twitter.com/dHaMIwVfYj
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 25, 2024
Nos momentos finais da partida, já aos 46 minutos, Eduardo voltou a marcar, com uma bela jogada individual. E ainda deu tempo de o Universitario marcar o seu gol de honra, já aos 48, com Olivares.
Palmeiras arranca vitória
Outro time brasílico que celebrou nesta quarta na Libertadores foi o Palmeiras, que, mesmo jogando nos 2.850 metros de altitude de Quito, arrancou uma vitória de 3 a 2 sobre o Independiente Del Valle (Equador).
🐷🏆 Time da viradela, time do paixão! Com um gol no término, o @Palmeiras venceu o @IDV_EC e abriu vantagem na liderança do Grupo F da CONMEBOL #Libertadores.#GloriaEterna pic.twitter.com/HmfRrbxlBE
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) April 25, 2024
Depois leste resultado o Verdão chegou aos sete pontos, na liderança do Grupo F da competição continental. Já a equipe equatoriana aparece na vice-liderança, com quatro pontos.
Sentindo os efeitos da altitude, a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira não iniciou muito a partida, e viu o Del Valle transfixar uma boa vantagem ainda no primeiro tempo, graças a gols de Kendry Páez, aos 11 minutos, e de Hoyos, aos 37.
⚽9️⃣ ENDRICK!
🐷 @Palmeiras descontou no Equador 🏆 Grupo F da CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/BHHqJqcsSL
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) April 25, 2024
Porém, momentos antes do pausa, aos 46, Endrick conseguiu descontar de cabeça. Vendo a dificuldade de sua equipe no primeiro tempo, Abel Ferreira resolveu realizar cinco mudanças no percurso da lanço final, o que se mostrou acordado, já que dois dos suplentes garantiram a vitória. Aos 35 minutos Lázaro mostrou sangue insensível e categoria para finalizar e empatar. E aos 49 Luis Guilherme acertou um belo pontapé da ingressão da superfície para prometer a vitória final.
Flamengo perde
Quem não se deu muito na altitude foi o Flamengo, que foi derrotado por 2 a 1 pelo Bolívar (Bolívia) nos 3.640 metros de La Tranquilidade. O resultado deixou o Rubro-Preto na vice-liderança do Grupo E com quatro pontos, cinco a menos do que os bolivianos.
🇧🇴 💪 Em La Tranquilidade, o @Bolivar_Oficial venceu o @Flamengo e segue 100% no Grupo E da CONMEBOL #Libertadores. pic.twitter.com/kli0AbxBYa
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) April 25, 2024
O Bolívar construiu a sua vitória com gols de dois brasileiros, o atacante Francisco da Costa e o meio-campista Bruno Sávio. Já o Rubro-Preto descontou com o lateral Viña.