O estado de São Paulo registrou o menor número de roubos para um primeiro trimestre desde 2001, quando teve início a série histórica dos dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública. Segundo a pasta, pela primeira vez, foram contabilizadas menos de 52 milénio ocorrências no período – número 14,5% subordinado ao registrado em 2023.
“Considerando furtos e roubos, o trabalho integrado entre as polícias Social e Militar evitou quase 10 milénio delitos desse tipo durante o mês de março em todo o Estado, reforçando o compromisso das forças de segurança”, disse a secretaria.
Na capital paulista, o balanço aponta para queda em todas as modalidades de roubos e furtos no mês de março, na verificação com o mesmo período do ano pretérito. Os roubos em universal caíram 17,7%, enquanto os de veículos, 32%. O destaque foi para a região medial de São Paulo, cuja redução de roubos em março foi de 42,5%.
+ Polícia pede prisão preventiva do motorista de Porsche que matou motorista de app
As cidades da Baixada Santista também registraram queda nos principais crimes praticados durante março. A região é outra que observou os roubos em universal – que incluem roubos de banco e de trouxa – atingirem o menor número da série histórica para o mês. O cenário também foi positivo para os roubos de veículos, com queda de mais de 20%.