Mais de 800 monitores da rede municipal de ensino participaram, nesta segunda-feira (6), de uma formação na Secretaria de Educação de Limeira. Os profissionais passaram por capacitações específicas para as idades que atendem na educação infantil e na educação especial – para crianças com deficiência. O prefeito Mario Botion, a vice-prefeita Erika Tank e o secretário André De Francesco acompanharam a iniciativa.
Esse é o segundo encontro formativo de 2024, dos quatro programados para o ano letivo. “A formação dos profissionais da nossa rede de ensino tem sido permanente desde 2017. É um momento de troca de experiências e de obter novos conhecimentos para atender, ainda melhor, nossas crianças. Isso reflete em resultados bastante positivos na área, como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, afirmou Botion.
Erika Tank, por sua vez, destacou a importância dos profissionais na garantia de uma educação de qualidade aos estudantes. “O conhecimento que vocês [monitores] adquirem faz a diferença no atendimento às crianças, especialmente aquelas com deficiência. A nossa administração sabe a dedicação com que vocês realizam esse trabalho, dando o melhor que têm”, destacou a vice-prefeita.
Segundo André De Francesco, a iniciativa é um investimento na formação dos monitores para mantê-los atualizados. “Nesse processo, os profissionais são capacitados sobre como lidar e estimular os bebês e outros tipos de ações. Também trabalhamos o desenvolvimento das crianças por meio da música e da linguagem, além da formação específica para aqueles que cuidam das crianças com deficiência”, explicou.
Outras duas formações estão previstas para o segundo semestre de 2024.