A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, citou a ajuda federal ao Rio Grande do Sul em meio a tragédia causada pelas fortes chuvas para pedir votos em uma publicação na rede social X. Após elogiar as ações do governo Lula destinadas ao estado, a ministra lembrou sobre o fim prazo de regularização do título eleitoral e defendeu votos “em quem atua em prol da vida das pessoas e do povo brasileiro”. A postagem foi apagada após a repercussão negativa.
“Sobre a importância do seu voto: Diante da tragédia no Rio Grande do Sul, nosso governo investiu mais de R$ 1,5 bilhão para saúde, adiantamento de benefícios sociais, auxílio aos desabrigados, garantia de alimentos e energia. Ações necessárias que só um governo que se preocupa com as pessoas faz”, dizia o texto.
“Amanhã [quarta] é o último dia para regularizar ou tirar o título de eleitor para votar nestas eleições. Se você ainda não fez isso ou conhece quem ainda não tenha feito, corre pra fazer. Votar em quem atua em prol da vida das pessoas e do povo brasileiro é o que faz a realidade mudar”, afirmou a ministra. Ela compartilhou ainda o link para o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A assessoria de Anielle Franco disse à revista Veja que a publicação foi removida porque se tratavam de assuntos diferentes, feitos para serem publicados em postagens separadas. O texto foi publicado separadamente, com algumas mudanças e sem associar a ajuda do governo federal ao Rio Grande do Sul com pedido de votos.
“O Governo Federal já investiu mais de R$ 1,5 bilhão diante da tragédia no Rio Grande do Sul. Esse valor foi para saúde, adiantamento de benefícios sociais, auxílio aos desabrigados, garantia de alimentos e energia. Ações necessárias para um momento como esse. Vamos seguir trabalhando como compromisso desse governo, pra que todas as pessoas tenham garantidos os seus direitos de viver com dignidade”, diz uma das novas postagens.
Já a segunda publicação foi compartilhada da seguinte forma: “Amanhã é o último dia para regularizar ou tirar o título de eleitor para votar nestas eleições. Se você ainda não fez isso ou conhece quem ainda não tenha feito, corre pra fazer. Votar é cidadania e poder escolher quem atua pela vida das pessoas e do povo brasileiro é o que faz a realidade mudar”.
Desde o início da semana passada, o Rio Grande do Sul enfrenta temporais, que causaram enchentes e deslizamentos. Segundo o balanço mais recente da Defesa Civil, divulgado no início desta noite, 95 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas, 131 estão desaparecidas e 372 feridas. Até o momento, 401 municípios foram afetados de alguma forma.