Vladimir Putin tomou posse nesta terça-feira 7, em uma grande cerimônia no Kremlin, para seu quinto mandato como presidente da Rússia, onde tem um poder sem precedentes diante de uma oposição asfixiada.
“Juro (…) respeitar e proteger os direitos e liberdades, respeitar e proteger a Constituição, a soberania, a independência, a segurança e a integridade do governo”, declarou o presidente de 71 anos.
Em seu discurso de posse, Putin classificou a fase atual do país como ‘difícil’, mas garantiu que a Rússia, sob seu comando, vencerá o conflito com a Ucrânia.
“Enfrentamos este período difícil com dignidade e sairemos fortalecidos”, afirmou o presidente russo no Kremlin.
“Somos uma nação grande e unida. Juntos, vamos superar todos os obstáculos, vamos concretizar tudo que foi planejado. Juntos, venceremos”.
Para chegar ao quinto mandato, Putin, no poder há 25 anos, recebeu 87,28% dos votos em uma eleição realizada em março deste ano.
As eleições contaram com mais três candidatos, que seguem a linha do Kremlin, tanto sobre a Ucrânia como a respeito da repressão, que culminou com a morte de Alexei Navalny, principal opositor de Putin, em uma prisão da região do Ártico, em fevereiro.
O único opositor que tentou disputar o pleito, Boris Nadejdin, teve a candidatura invalidada pela comissão.
(Com informações de AFP)