Quase dez dias depois de ter a autorização liberada, a base aérea de Canoas (RS) começa a receber voos comerciais, na segunda-feira (27). A instalação militar é usada após o fechamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), continua fechado por conta das inundações.
A liberação vale para operações civis, transporte de passageiros e cargas, enquanto o estado estiver em calamidade pública por conta das enchentes.
A capacidade da base aérea é de cinco voos diários. A operação será da Fraport, empresa responsável pelo Aeroporto Salgado Filho. Segundo o vice-presidente de operações da Fraport, Edgar Nogueira, foi montado um pequeno terminal de embarque e desembarque de passageiros no Park Shopping Canoas, que passarão por todos os processos comuns a aeroportos.
Deslocamento entre aeroporto e terminal dura 30 minutos
Será feito o deslocamento entre os dois locais, distantes aproximadamente 3,6 quilômetros um do outro, estimado em 30 minutos. Por isso, é preciso que o passageiro compareça ao shopping com antecedência de pelo menos 2 a 3 horas. Em média, a base aérea tem previsão de cinco voos diários, inicialmente, a depender das companhias aéreas.
Aeroporto Salgado Filho ainda inundado
De acordo com Nogueira, os trabalhos de avaliação com a seguradora e o processo de limpeza estão em fase inicial no Aeroporto Salgado Filho, não sendo possível prever uma estimativa de quando o terminal voltará a operar. Somente uma “avaliação mais aprofundada” vai permitir calcular quando o terminal na capital terá as atividades retomadas.