Pesquisa do PoderData realizada entre os dias 25 e 27 de maio mostra que 44% dos eleitores brasileiros considera o trabalho dos senadores “ruim” ou “péssimo”, enquanto 12% avaliam o desempenho como “ótimo” ou “bom”. Outros 37% classificaram a atuação como “regular”.
A avaliação se manteve estável em relação ao último levantamento, realizado em dezembro de 2023, dentro da margem de erro. Na época, os senadores tiveram avaliação negativa de 42%, positiva de 11% e regular de 38% dos entrevistados.
A atuação da Câmara dos Deputados também manteve avaliação estável. Os deputados federais fazem um trabalho “ruim” ou “péssimo” para 45% dos brasileiros, mesmo índice obtido na pesquisa realizada em dezembro do ano passado.
Os que consideram o trabalho da Casa legislativa “bom” ou “ótimo” são 10%, dois pontos porcentuais acima do resultado do último levantamento. Outros 37% avaliam o desempenho dos deputados como “regular”. Antes eram 40%.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData com recursos próprios por meio de ligações para 2,5 mil celulares ou telefones fixos de 211 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, e o intervalo de confiança de 95%.