mais
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    HomeEsportesEm 1º título da Libertadores, São Paulo também enfrentou o Nacional-URU nas...

    Em 1º título da Libertadores, São Paulo também enfrentou o Nacional-URU nas oitavas de final; relembre

    PUBLICAÇÃO

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    - Publicidade -


    Na tarde desta segunda-feira, em sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, o São Paulo conheceu seu adversário nas oitavas de final da Copa Libertadores. Trata-se do Nacional, tradicional time do futebol uruguaio.

    Essa, porém, não será a primeira vez que os clubes se enfrentam em uma oitavas de final do torneio continental. Em seu primeiro título de Libertadores, ainda em 1992, o Tricolor paulista também duelou com o rival uruguaio em jogos de ida e volta.

    A primeira partida entre os clubes aconteceu no dia 28 de abril de 1992. Na ocasião, o São Paulo de Telê Santana foi a campo com a seguinte escalação: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adílson, Pintado e Raí; Macedo, Palhinha e Elivélton.

    O primeiro confronto foi disputado no Estádio Centenário, em Montevidéu. O Tricolor foi superior ao Nacional-URU, criou várias chances e saiu com a vitória por 1 a 0, graças a um gol marcado pelo atacate Elivélton aos 18 minutos do primeiro tempo. No entanto, a equipe paulista ganhou um desfalque de peso para o jogo de volta.

    Zetti expulso e Alexandre como substituto

    Ainda no duelo de ida entre São Paulo e Nacional-URU, o goleiro Zetti, hoje coordenador de goleiros das categorias de base são-paulinas, foi expulso de campo. Aos 30 minutos da segunda etapa, o arqueiro saiu do gol para ficar com a bola e, já caído, trombou com o atacante Wanchope, que, segundo o próprio Zetti, lhe deu um chute na barriga. O arqueiro, então, retribuiu a ‘agressão’. No fim, ambos acabaram expulsos e o goleiro pegou suspensão de dois jogos.

    Dessa forma, Zetti foi desfalque para o São Paulo na partida de volta das oitavas da Libertadores em 1992. O goleiro Alexandre foi seu substituto na reta final do embate no Uruguai e começou como titular no Morumbis no dia 6 de maio daquele ano.

    O time que Telê Santana mandou ao gramado foi praticamente o mesmo do compromisso de ida, com apenas duas mudanças: Alexandre no lugar de Zetti e Muller na vaga de Macedo. O 11 inicial, então, foi: Alexandre; Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adílson, Pintado e Raí; Muller, Palhinha e Elivélton.

    Novamente, o São Paulo fez uma grande partida e voltou a vencer o Nacional, dessa vez em seus domínios, pelo placar de 2 a 0. Ronaldão e Antônio Carlos marcaram os gols são-paulinos e fecharam a classificação com um agregado de 3 a 0 para o Tricolor.

    Novas coincidências? 

    Naquela edição da Libertadores, ao avançar para as quartas de final, o São Paulo encarou um time brasileiro – o que também acontecerá neste ano de 2024 caso a equipe passe pelo Nacional.

    O sorteio da Conmebol, realizado nesta segunda-feira, deixou o São Paulo na mesma chave de Palmeiras, Botafogo e Flamengo. Nas quartas de final, assim, o clube do Morumbi pegará o vencedor do duelo entre Verdão e Fogão, podendo encarar ainda o Rubro-Negro carioca em uma eventual semifinal.

    Já em 1992, o São Paulo teve de passar pelo Criciúma. No jogo de ida, disputado no Morumbis no dia 13 de maio, a equipe paulista superou o rival catarinense, por 1 a 0, com gol de Macedo aos 37 minutos do segundo tempo. Já na volta, no dia 20 de maio no Heriberto Hulse, o Tricolor empatou em 1 a 1 com o Tigre, graças a gol de Palhinha, aos oito minutos da etapa final.

    Alexandre foi o titular no gol do São Paulo no primeiro jogo contra o Criciúma, mas Zetti retornou à meta são-paulina no duelo de volta.

    Ainda naquela edição da Libertadores, o Tricolor superou o Barcelona de Guayaquil-EQU para chegar à final. Na decisão, bateu o Newell’s Old Boys-ARG, nos pênaltis, para conquistar seu primeiro troféu da competição continental. Anos depois, em 1993 e 2005, viria a erguer a taça mais duas vezes.

    Agora, o São Paulo vai em busca do tetracampeonato da Libertadores. A fase de oitavas de final está prevista para acontecer nas semanas de 13 e 20 de agosto. Já as quartas de final estão marcadas para as semanas de 17 e 24 de setembro, enquanto as semifinais estão previstas para as semanas de 22 e 29 de outubro. A grande final será realizada no dia 30 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.



    Source link Gazeta esportiva

    MAIS RECENTES

    Mais Notícias

    Oposição tenta fazer Pacheco destravar impeachment de Moraes

    Após reunir milhares de pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, líderes da Oposição...