O Conselho de Ética do PL dará início a um processo que poderá levar à expulsão do deputado Junior Lourenço (MA) da legenda.
O parlamentar foi alvo de críticas por votar pelo arquivamento de uma representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado André Janones (Avante-MG), na quarta-feira 5. Lourenço foi o único integrante do PL a defender o fim do processo.
Por 12 votos a 5, o colegiado arquivou o procedimento.
Nas redes sociais, Nikolas Ferreira (PL-MG) defendeu a expulsão de Lourenço do PL. O deputado maranhense exerce seu segundo mandato na Câmara, após ter sido prefeito de Miranda do Norte por dois mandados, entre 2009 e 2016.
O voto de Lourenço contra a cassação de Janones também desagradou outros parlamentares alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
“Espero que seja expulso do partido. Obs: ele vota quase 70% com Lula”, provocou nas redes o deputado Maurício Marcon (Podemos). A postagem ainda trazia uma foto de Lourenço ao lado de Flávio Dino, atualmente ministro do Supremo Tribunal Federal.
A imagem é da época em que Dino era candidato ao Senado, na eleição de 2022.
Reprodução Instagram
O caso Janones não é a primeira ocasião em que Lourenço foi acusado por parlamentares da direita de suposta “traição”. Em 2023, ele foi um dos filiados ao PL a votar contra a indicação do partido em pautas consideradas prioritárias, como a reforma tributária.