A vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, anunciou que seu pai saiu ileso neste domingo de um atentado a tiros.
“Meu pai, juntamente com meu sobrinho de 6 anos e dois seguranças, sofreu um atentado na rodovia Suárez-Cali. Felizmente, eles saíram ilesos”, publicou Francia na rede social X.
Me duele el corazón, que justo en este día, hayan atentado contra mi padre.
Informo que mi padre, junto a mi sobrino de 6 años y los dos hombres de protección, sufrieron un atentado en la vía Suárez-Cali, a la altura de Timba, afortunadamente salieron ilesos del ataque y se…
— Francia Márquez Mina (@FranciaMarquezM) June 16, 2024
Imagens divulgadas pela imprensa local mostram marcas de tiros em uma das janelas e na parte de trás da caminhonete em que Sigifredo Márquez estava.
Este domingo se perpetró un atentado contra el vehículo en el cual se movilizaba Sigifredo Marquéz Trujillo, padre de la vicepresidenta de la República, Francia Márquez. El hecho se registró sobre la vía que comunica al corregimiento de Timba con el de Robles, en zona rural del… pic.twitter.com/Dj9e9Sqhpo
— Televallenato (@televallenato) June 17, 2024
Francia é a primeira mulher negra a ocupar a vice-presidência da Colômbia. Em agosto de 2022, antes de assumir o cargo, ela atuava como ativista ambiental no departamento de Cauca, onde saiu ilesa de um ataque a tiros.
No começo de 2023, a vice-presidente denunciou em duas ocasiões que a polícia havia encontrado explosivos em rotas que ela iria percorrer.
O ataque de hoje aconteceu no sudoeste do país, de onde Francia é natural e onde dissidentes das Farc controlam rotas do narcotráfico. O presidente Gustavo Petro pediu a autoridades a abertura de uma investigação.