mais
    spot_img
    HomePolíticaSimone Tebet explicará obras do Novo PAC em audiência no Senado –...

    Simone Tebet explicará obras do Novo PAC em audiência no Senado – Política – CartaCapital

    PUBLICAÇÃO

    HOSPITAL VETERINÁRIO TEM NOME

    VETLIN É O MELHOR HOSPITAL VETERINÁRIO DE LIMEIRA COM MÉDICOS 24H PARA MELHOR ATENDER SEU ANIMAL

    A ministra do Planejamento, Simone Tebet, participará de uma audiência pública no Senado Federal para explicar as obras e investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal. A sessão com a presença da ministra está agendada para a próxima terça-feira, 2 de julho.

    De acordo com a agenda oficial do Senado, Tebet deverá tratar do tema em uma sessão conjunta das Comissões de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional (CDR).

    Durante a audiência interativa, a ministra apresentará as Rotas da Integração Sul-Americana aos senadores. Essas rotas de integração vão exigir um conjunto de obras rodoviárias, hidroviárias, aeroportuárias, infoviárias, ferroviárias e de linhas de transmissão de energia. Os projetos foram incluídos no Novo PAC. Entre eles, estão as chamadas “rotas bioceânicas”, que ligam o Atlântico ao Pacífico.

    O debate com a presença de Tebet atende a requerimentos dos senadores Confúcio Moura (MDB-RO) e Marcelo Castro (MDB-PI). Moura é o presidente da CI e Castro comanda a CDR.

    Na justificativa do convite à ministra, Moura aponta que, embora as edições anteriores do PAC tenham contribuído para importantes obras no País, elas também apresentaram falhas que resultaram em cortes de recursos, redução de investimentos e obras paralisadas.

    Pelas indicações, Tebet deverá responder a questionamentos sobre o baixo índice conclusões de obras na primeira edição do PAC. Caberá a ministra indicar quais as ações tomadas pelo governo federal para evitar a repetição dos problemas encontrados naqueles anos.

    “Segundo o Tribunal de Contas da União, o índice de conclusão das obras do PAC ficou abaixo de 10% na primeira versão do programa (entre 2007 e 2010) e pouco mais de 25% na segunda versão (a partir de 2010). Tal quadro não poderá se repetir nessa nova versão, sobretudo considerando a atual situação fiscal do país”, diz Confúcio Moura na convocação da audiência.

    O Novo PAC

    O novo programa de obras do governo federal prevê um investimento na ordem de 1,7 trilhão de reais, sendo a maior parte (1,3 tri) até 2026. O dinheiro virá do governo federal, de parcerias com entes privados, bem como de orçamentos de estados e municípios.

    Nessa nova edição, as obras foram selecionadas e divididas em nove eixos, que vão de transportes sustentáveis a ações para garantir a transição energética. Saúde, Educação e Ciência e Tecnologia também integram a lista de ações que receberão investimentos do governo federal.

    “Os investimentos do programa têm compromisso com a transição ecológica, com a neoindustrialização, com o crescimento do País e a geração de empregos de forma sustentável”, resume o Planalto no site oficial do Novo PAC.

    (Com informações de Agência Senado)



    Informações são do site Carta Capital, Clique aqui

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Pelo menos 400 mil pessoas acompanharam funeral do papa Francisco

    “Estimamos em nada menos que 400 mil o número de pessoas presentes”, afirmou neste...

    Zelensky disse que falou sobre trégua ‘incondicional’ em sua reunião ‘simbólica’ com Trump

    O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse neste sábado 26 que falou de uma trégua...

    Milhares de fiéis, chefes de Estado e de governo prestam última homenagem a papa Francisco no Vaticano

    Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram na manhã de sábado 26, em...

    Mais Notícias

    Pelo menos 400 mil pessoas acompanharam funeral do papa Francisco

    “Estimamos em nada menos que 400 mil o número de pessoas presentes”, afirmou neste...

    Zelensky disse que falou sobre trégua ‘incondicional’ em sua reunião ‘simbólica’ com Trump

    O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, disse neste sábado 26 que falou de uma trégua...