O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes participou do tradicional desfile cívico-militar do 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Já a primeira-dama, Janja da Silva, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), não compareceram ao evento.
O governo Lula ainda se recupera do escândalo no qual resultou na demissão de Silvio Almeida do cargo de ministro dos Direitos Humanos nesta sexta-feira (6). Almeida teria, suspostamente, assediado sexualmente Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial.
Ao lado do presidente Lula (PT), estavam o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também em lugar de honra, na primeira fileira, sentaram-se Moraes e, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, acompanhados do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
Janja está no Catar e Lira não costuma participar do desfile
Cristiano Zanin, indicado por Lula ao STF, e Gilmar Mendes também estiveram presentes, na segunda fileira. Entre os ministros de estado, compareceram Nísia Trindade, da Saúde, Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, Ester Dweck, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e, agora, interina do Direitos Humanos.
Janja justificou sua ausência devido a compromissos no Catar, enquanto Lira, assim como em 2022 e 2023, manteve seu padrão de não participar do evento.
A população do Rio Grande do Sul, afetada pelas enchentes que causaram tragédias em abril deste ano, recebeu homenagens. A cobertura realizada pelo CanalGov, conta oficial do Governo Federal, destacou o trabalho de resgate de animais no estado gaúcho. Outro ponto de destaque foi a promoção da vacinação infantil. O personagem Zé Gotinha participou da cerimônia, desfilando em um carro, simbolizando as ações do governo Lula nesse tema.