De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 75,9% dos incêndios registrados em toda América do Sul estão concentrados no Brasil. Entre esta segunda e terça-feira (10), o número de focos no Cerrado ultrapassou a Amazônia, alcançando 2.489 focos.
+ Ibama reforça atuação na fronteira com a Bolívia para combater focos de incêndios
Ao todo no Brasil, nas últimas 24 horas, o país registrou 5.132 focos de incêndio. Nos primeiros dez dias de setembro foram 37.492 focos registrados, o dobro do mesmo período de 2023 quando haviam sido 15.613, segundo o Programa Queimadas, do Inpe.
+ Incêndio na Chapada dos Veadeiros, que já dura quatro dias, queima mais de 10 mil hectares
Duas importantes unidades de conservação já foram atingidas no Cerrado, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, que teve pontos turísticos interditados, e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, que teve cerca de 10 mil hectares atingidos pelos incêndios.
+ Floresta Nacional de Brasília convoca voluntários para restaurar fauna e fona após queimadas
O Pantanal e municípios de São Paulo também passam por situação crítica, além do Distrito Federal, que após cinco dias intensos de queimadas na Floresta Nacional de Brasília teve 45,85% dos 5,6 mil hectares da área ambiental devastados.