O republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris se enfrentaram nesta terça-feira (10) pela primeira vez pessoalmente. O debate, promovido pela rede de TV ABC News, aconteceu na cidade de Filadélfia, capital do estado da Pensilvânia, um dos estados-pêndulo, que oscilam entre democratas e republicanos a cada eleição.
O primeiro embate era bastante esperado porque o fraco desempenho de Joe Biden no primeiro debate, no final de junho, levou ao fim de sua candidatura em favor de Harris.
Kamala começou o debate indo até o republicano para um aperto de mãos formal de apresentação, diante de um Trump resistente. O clima foi tenso, com Trump evitando olhar para a adversária durante as respostas, e Kamala voltando-se ao ex-presidente para responder.
Enquanto Trump tentava se manter impassível durante as respostas de Kamala, especialmente na primeira parte do debate, a candidata democrata não deixou de expressar reprovação durante as falas do republicano.
Trump repetiu diversos ataques à democrata e tentou colar a imagem de Kamala à de Biden, mal avaliado pelo eleitor norte-americano. Ele também disse que o pai de Kamala era um professor comunista e que ela era também comunista. “Uma radical da esquerda liberal”, definiu Trump.
Por sua vez, Kamala relembrou os problemas de Trump com a Justiça e sua participação no ataque ao Capitólio em 6 de Janeiro. Ela também aproveitou para se apresentar como uma nova geração na liderança, em referência à diferença de idade entre ambos – argumento que Trump usou contra Biden, 4 anos mais velho que ele.
Os apresentadores trouxeram questões sobre os principais temas da campanha, como economia, imigração, direito ao aborto e conflitos internacionais.