O mecanismo de busca do Google permitirá que seus usuários possam visualizar links do chamado “Arquivo da Internet”. Em outras palavras, é uma forma de viajar no tempo, com a possibilidade de ver páginas antigas ou versões anteriores de sites que você conhece com essa novidade.
Em geral, essa pode ser uma forma interessante de lidar com a situação em que o serviço deixou de exibir o cache de páginas quando se utiliza a pesquisa. Dessa forma, é possível até mesmo fazer um comparativo das versões atuais de vários sites com suas versões mais antigas, já que o arquivo hospeda bilhões dessas páginas.
Para que o usuário consiga visualizar esse conteúdo por meio da Wayback Machine, basta tocar nos três pontos que se posicionam próximo de algum link específico nos resultados de busca na plataforma. Em seguida, é preciso ir em “Mais sobre essa página” para ter o acesso de uma versão antiga do site.
A chegada dessa novidade não é uma grande surpresa, já que Danny Sullivan um contato próximo da busca do Google, escreveu sobre o assunto em fevereiro deste ano. Nesse sentido, ele comentou que esperava implementar esse recurso após o fim do cache de páginas. A própria empresa confirmou a existência da novidade.
Mesmo assim, pode ser que nem todo mundo consiga visualizar as páginas em versão de arquivo, já que a novidade começou a ser liberada nesta quarta-feira (11). Portanto, pode ser que ainda leve algum tempo para que toda a base de usuários consiga ter acesso à Wayback Machine.
Ainda sobre a pesquisa do Google: confira a implementação do recurso que exibe respostas geradas por IA no Brasil.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘
fbq(‘init’, ‘284696378395882’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);