Paulo Renato Cortelini (MDB) foi eleito prefeito da cidade de São Francisco de Assis (RS), a pouco mais de 400 quilômetros de Porto Alegre. A eleição aconteceu no último domingo 28.
Acontece que ele foi cassado no mês passado, sob acusação de compra de voto. Ele já era o prefeito do município, desde 2020.
Embora cassado, Cortelini não foi considerado ilegível pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em um julgamento realizado no início de março, a Corte considerou que, apesar do esquema, não havia provas ligando o mandatário à prática criminosa.
No pleito de ontem, ele obteve 5.490 votos (53,2%), contra 4.825 (46,8%) do candidato adversário, Ademar Frescura.
O mandato de Cortelini vai durar até o final do ano. A cidade vai escolher um novo prefeito, agora de maneira ordinária, nas eleições do próximo dia 6 de outubro, que acontecerão em todo o país.
Eleições em cidades do RS
Outras duas eleições suplementares aconteceram no último domingo.
Em Alto Alegre (RR), Wagner Nunes (Republicanos) foi eleito prefeito, obtendo 4.702 votos (53,6%), contra 4.070 votos de Valdenir Magrão (MDB).
Já em Turvelândia (GO), Osélia do Ailton (PL) foi eleita a nova prefeita da cidade. Ela alcançou 70,58% dos votos válidos (1.985 votos), vencendo Tenilson Pedreiro, que ficou 790 votos.