O diretor Ariel Jacobowitz, responsável pelos programas de Eliana Michaelichen e de Hebe Camargo (1929-2012), encerrou o contrato com o SBT após 20 anos de casa. O comunicado oficial da emissora afirma que a decisão foi de “comum acordo” e que o profissional investirá em novos projetos pessoais. Desde junho, ele atuava como diretor criativo de quadros do Chega Mais –uma das maiores “dores de cabeça” atualmente no Ibope.
Desde que estreou, em 11 de março, o Chega Mais tem média de 2,1 pontos na Grande SP, com apenas 6,7% de participação no total de televisores ligados. Em seu horário, o SBT perdeu 33% da audiência no PNT (Painel Nacional de Televisão) em comparação ao mesmo período do ano passado (11 de março a 11 de setembro de 2023). Em Salvador, o ibope caiu pela metade.
Jacobowitz assumiu alguns quadros do programa no final de junho, quando Eliana foi para a Globo. À época, ele fez um anúncio em suas redes sociais. “É com muita honra que agora sigo nessa nova missão de fazer das manhãs do SBT um lugar de informação, entretenimento, serviço, emoção e diversão. Temos um longo e desafiador caminho pela frente, e que vai dar certo, com muito trabalho e dedicação!”, desejou ele.
Na semana retrasada, dezesseis profissionais ligados ao programa foram demitidos. Para se ter uma comparação, o Tá Na Hora, que também estreou em março deste ano, demitiu apenas três. O SBT está promovendo cortes de cerca de 20% de seus custos para evitar um rombo milionário no final do ano.
Em setembro, a emissora fez várias demissões. Os sindicatos dos radialistas e dos jornalistas ainda não têm um quadro completo. Segundo fontes na emissora, são mais de cem demitidos. A emissora nega. Diz que foram apenas 31.
Nesta segunda (30), foi anunciada a saída de Murilo Fraga, ex-diretor de planejamento de programação, cargo que ocupou em 15 dos seus 38 anos na emissora. A decisão, de acordo com Fraga e comunicado do SBT, partiu do profissional. Fernando Pelegio, diretor de planejamento artístico e de criação desde 2010, foi o primeiro a deixar a emissora, há um ano.
Quem é Ariel Jacobowitz?
Jacobowitz entrou no SBT em 2004, após passagens como produtor e diretor pela MTV, RedeTV!, Record e Band. Na emissora de Silvio Santos (1930-2024), ele comandou, além do Programa Hebe e do Programa Eliana, o Charme (2004-2008), de Adriane Galisteu, o Festival SBT 30 anos, série especial com Patricia Abravanel, e o SBT Folia, a transmissão anual do Carnaval de Salvador. O profissional também atuou como co-diretor do Teleton.
No comunicado em que anuncia a saída, divulgado para a imprensa no início da tarde desta terça (1º), o SBT agradece a “dedicação, profissionalismo e comprometimento” do diretor.