O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, anunciou nesta quinta-feira (6) o lançamento de gravatas e lenços com o símbolo da Corte para presentear autoridades. Em tom de brincadeira, Barroso iniciou a sessão falando sobre o “departamento STF fashion”.
Todos os ministros usaram a gravata oficial durante a sessão, já a ministra Cármen Lúcia usou o lenço. Os itens também serão entregues a autoridades como lembranças do tribunal durante viagens dos ministros ou visitas a outras instituições.
O custo da gravata é de R$ 384 por unidade. Segundo a Corte, todos os dados referentes às compras do STF estão disponíveis no Portal da Transparência. Barroso destacou que os itens são uma forma de “retribuir” os eventuais presentes que os ministros recebem de autoridades.
“Faço apenas um registro. E não passará despercebido. O novo departamento ‘STF fashion’. Nós lançamos uma gravata do Supremo Tribunal Federal que todos estamos utilizando, e para as mulheres, um lenço belíssimo, como o que está com a ministra Cármen Lúcia”, disse o ministro.
“E a razão real para isso é que nós recebemos muitas visitas, ou visitamos lugares em que as pessoas nos dão presentes. E, portanto, foi uma forma que nós encontramos, gentil, de retribuir os eventuais presentes que recebemos com uma gravata que tem o símbolo do Supremo Tribunal Federal e que, se permitirem a imodéstia, ficou muito bonitinho”, emendou.
A gravata é azul-escuro e estampada com pequenos desenhos dos arcos do prédio do STF em branco. O lenço tem um tom de azul-claro, os arcos da Corte em branco e detalhes em dourado.