Nuvens escuras pairam sobre o musical francês Emilia Pérez em sua corrida pelo Oscar. O filme rodado em espanhol causou sensação em sua estreia no Festival de Cannes, mas agora enfrenta polêmicas devido a tuítes de sua estrela Karla Sofía Gascón.
A atriz trans espanhola era uma séria candidata ao prêmio de melhor atuação feminina, até que mensagens que ela postou anos atrás no então Twitter (atual X) sobre a presença muçulmana na Espanha e outras questões sociais ou políticas vieram à tona.
A Netflix, que organiza a campanha promocional nos Estados Unidos, excluiu a atriz, que interpreta uma traficante que quer mudar de gênero, dos próximos eventos de Emilia Pérez, de acordo com a imprensa americana.
Uma página de promoção do filme mantém em destaque a imagem de Zoe Saldana, indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. Contactada pela AFP, a Netflix não quis fazer comentários.
Seu diretor, Jacques Audiard, também se distanciou nesta quarta-feira de sua protagonista, classificando as publicações de Gascón como “imperdoáveis” e “cheias de ódio”.
Em declarações ao meio especializado Deadline, Audiard disse que ao continuar atacando seus críticos, a “abordagem autodestrutiva” de Gascón agora “prejudicava pessoas muito próximas a ela”, como ele e suas colegas de elenco Saldana e Selena Gómez.
O filme, rodado na França e ambientado no México, foi indicado em 13 categorias do Oscar, bem como a 11 prêmios Bafta (Reino Unido) e 12 prêmios César (França).
Conquistou quatro Globos de Ouro em janeiro, incluindo o cobiçado prêmio de melhor comédia ou musical.
Ganhou ainda o Prêmio do Júri em Cannes e Gascón, Gómez, Saldana e a mexicana Adriana Paz levaram o prêmio conjunto de melhor interpretação feminina.
O impacto no México
A polêmica não se resume à atriz principal, mas também se estende à maneira como Emilia Pérez retrata questões tão delicadas no México, como tráfico de drogas, migração e corrupção.
O longa teve boas bilheterias na França e em outros países, mas no México a avalanche de críticas foi considerável.
O órgão federal de proteção ao consumidor anunciou em 24 de janeiro que entrou em contato com a rede de cinemas Cinépolis para garantir que os usuários insatisfeitos com o filme pudessem ser reembolsados.
Emilia Pérez foi rodado inteiramente em estúdios na França, e as músicas, embora tocadas em espanhol, foram criadas por uma dupla de músicos franceses.
“O filme banaliza o problema dos desaparecidos no México”, criticou Artemisa Belmonte, autora de uma petição no change.org para se opor ao lançamento nos cinemas.
“Minhas intenções me parecem virtuosas, mas noto um problema [no México] na aceitação do longa-metragem”, disse Audiard à AFP após suas indicações ao Oscar.
“Tráfico de drogas: não podíamos falar sobre isso! Mas era importante para mim, talvez eu tenha feito isso de forma desajeitada!”, declarou.