– Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a “ADFP das favelas”, que pode impor novas limitações à polícia durante operações realizadas em comunidades; STF suspendeu o julgamento após voto do relator
*) As autoridades de segurança pública do Rio de Janeiro podem ter novas obrigações a cumprir durante operações conduzidas em favelas. Isso porque o STF retomou o julgamento da ADPF 635, a “ADPF das favelas”, que, desde 2020 impôs condições para a realização de operações de combate ao crime organizado nessas comunidades. Nesta semana, o relator da ação, ministro Edson Fachin, propôs a adoção de medidas adicionais por parte dos policiais; a ideia é reduzir a letalidade policial nas comunidades periféricas do estado, mas mesmo dentro da corte há objeções importantes quanto ao exceço de limitações ao trabalho das forças de segurança, tanto que o julgamento acabou suspenso pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, para que os demais ministros possam analisar as propostas de Fachin.
Para falar sobre esse assunto, o podcast 15 Minutos de hoje recebe o jornalista Renan Ramalho, da equipe de República da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação deste episódio é da jornalista Daiane Andrade.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Daiane Andrade; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; sonorização: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.