mais
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    HomePolíticaMaestro Spok e o frevo no Carnaval: 'Sou daqueles que sofrem na...

    Maestro Spok e o frevo no Carnaval: ‘Sou daqueles que sofrem na Quarta-feira de Cinzas’ – Augusto Diniz

    PUBLICAÇÃO

    HOSPITAL VETERINÁRIO TEM NOME

    VETLIN É O MELHOR HOSPITAL VETERINÁRIO DE LIMEIRA COM MÉDICOS 24H PARA MELHOR ATENDER SEU ANIMAL

    No último dia de Carnaval, por volta das 3h da manhã, mais de 100 músicos se reúnem no palco do Marco Zero, o principal da folia no Recife. É o grande encerramento da festa na capital do frevo, tradição mantida desde 2006.

    “A gente toca até as 6h. Vai todo mundo para lá, porque é a farra final”, conta Maestro Spok, arranjador, saxofonista e um dos grandes personagens do Carnaval pernambucano.

    Depois do show, os músicos descem do palco e desfilam pelas ruas do centro histórico do Recife. Quando retornam ao Marco Zero, ele e o trompetista Marquinhos, da Corneta do Urso, ainda tocam para os últimos “sobreviventes” do agitado Carnaval da cidade.

    “É o momento mais mágico para mim”, define Spok. “Sou daqueles que, na Quarta-feira de Cinzas, já começam a sofrer”, lamenta sobre o fim da folia, que só retorna no ano seguinte.

    O maestro fala com paixão sobre a festa que o moldou artisticamente:

    “Amo o Carnaval de Pernambuco, de Recife, de Olinda. Nasci e me criei nas ruas, bebendo dessa força da manifestação popular, da levada, da poesia, da harmonia.”

    Para ele, presenciar não apenas o frevo, mas também outras expressões do Carnaval pernambucano – como o maracatu de baque solto, o maracatu rural com seus caboclos de lança, os caboclinhos, as orquestras, os brincantes e passistas – é uma experiência única.

    Apesar do amor pelo Carnaval nas ruas, a vida profissional o levou para os palcos. Nos anos 1990, passou a atuar de forma mais intensa na música, e, em 2001, criou a SpokFrevo Orquestra. O grupo tem três álbuns de estúdio lançados: Passo de Anjo (2004), que também ganhou um registro ao vivo, Ninho de Vespa (2013) e Frevo Sanfonado (2015).

    Hoje, Maestro Spok é presença constante em shows e gravações de artistas pernambucanos e de outros estados. Ainda neste início de ano, está prevista a participação dele em um disco instrumental do quarteto Face Musical Brasília.

    Raízes africanas e um novo projeto

    Como acontece todos os anos, a SpokFrevo Orquestra subirá ao palco do Marco Zero no Carnaval de 2025. Desta vez, porém, o maestro levará um sonho especial para a apresentação.

    Recentemente, por meio de um exame de DNA de ancestralidade, Spok descobriu que, por parte materna, pertence à etnia Tikar, de Camarões.

    “Isso mexeu comigo. Fiquei muito feliz”, conta. A partir dessa descoberta, começou a compor e registrar em estúdio músicas em homenagem a Camarões, à África e às religiões afro-brasileiras. O resultado desse mergulho na ancestralidade será o álbum Raízes, que será lançado após o Carnaval.

    Antes disso, na segunda-feira 3, durante a apresentação no Marco Zero, a SpokFrevo Orquestra se unirá ao grupo Bongar, da Nação Xambá, e ao projeto musical do Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo. Será um momento especial: o principal palco da folia pernambucana será tomado pelo sonho do maestro de evocar seus antepassados.

    Assista à entrevista de Maestro Spok para CartaCapital:

    https://www.youtube.com/watch?v=09YnwZheV2o

    Informações são do site Carta Capital, Clique aqui

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Modo Escuro gasta mais bateria que o modo claro, diz pesquisa

    Usar o Modo Escuro em um navegador ou aplicativo é algo que muitos usuários...

    Denúncia omite falas de Cid que podem inocentar Bolsonaro

    A denúncia do procurador-geral da República, Paulo Gonet, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),...

    Mais Notícias

    Modo Escuro gasta mais bateria que o modo claro, diz pesquisa

    Usar o Modo Escuro em um navegador ou aplicativo é algo que muitos usuários...