Rio das Pedras visita Iracemápolis para conhecer modelo do Consultório Clínico Veterinário e trocar experiências em saúde pública.
Iracemápolis recebeu, nesta semana, a visita institucional do secretário de Saúde do município de Rio das Pedras, Daniel Gonçalves, acompanhado de sua equipe técnica: o médico-veterinário Mario Geraldini e o diretor de Vigilância em Saúde e Arboviroses, Marcelo Delagraça.
A comitiva foi recepcionada pelo secretário de Saúde de Iracemápolis, Ralf Silva, que esteve acompanhado do médico-veterinário Homero, responsável pelos atendimentos e trabalhos desenvolvidos no consultório clínico veterinário do município.
O principal objetivo da visita foi promover a troca de experiências entre os dois municípios, além de permitir que a equipe de Rio das Pedras conhecesse de perto a estrutura e o funcionamento do Consultório Clínico Veterinário de Iracemápolis, referência regional no atendimento e cuidado com os animais, integrando ações de saúde animal, vigilância e saúde pública.
Rio das Pedras também foi recentemente contemplado pelo Governo do Estado com um Pet Container, estrutura semelhante à implantada em Iracemápolis. Por esse motivo, a equipe demonstrou grande interesse em conhecer os protocolos, fluxos de atendimento, organização da equipe e os resultados já alcançados pelo município com a implantação do serviço.
Durante a visita, foram apresentados os processos de atendimento, as estratégias de integração com a Vigilância em Saúde e as ações que contribuem diretamente para a prevenção de zoonoses e o controle de arboviroses, evidenciando como o cuidado com os animais impacta positivamente a saúde da população como um todo.
Para o secretário Ralf Silva, momentos como este reforçam a importância da cooperação entre municípios. “A troca de experiências fortalece a gestão pública e acelera a implantação de boas práticas. Fico muito satisfeito em poder compartilhar o que estamos desenvolvendo em Iracemápolis e, em breve, estaremos retribuindo a visita para conhecer também as experiências positivas que vêm sendo realizadas em Rio das Pedras”, destacou.
A iniciativa demonstra como a integração entre gestores e equipes técnicas é fundamental para o avanço das políticas públicas, especialmente na área da saúde, onde a inovação, a organização dos serviços e o compartilhamento de conhecimento refletem diretamente na qualidade de vida da população.
Divulgação











