A Meta anunciou, nesta quinta-feira (18), a disponibilidade prévia do Meta AI, seu novo assistente baseado em inteligência artificial que será integrado ao WhatsApp, Instagram e Facebook e Messenger. A nova ferramenta da gigante tecnológica é sua aposta para a “corrida da IA”, que já possui grandes concorrentes, como o ChatGPT e Google Gemini.
O Meta AI funciona de maneira semelhante aos serviços de inteligência artificial mais famosos da atualidade. Basta perguntar ou solicitar algo, e ele dará uma resposta. Além de ser integrado aos aplicativos da Meta, o assistente virtual também poderá ser acessado através de seu próprio site através do endereço meta.ai.
O assistente de inteligência artificial é baseado no Llama 3, a nova geração do grande modelo de linguagem de código-aberto da Meta. A empresa afirma que a nova tecnologia supera os modelos concorrentes de sua classe em benchmarks importantes, destacando melhorias em tarefas específicas, como programação e geração de imagens.
Existem várias possibilidades de uso para o Meta AI. Como exemplo, é possível solicitar que a inteligência artificial recomende programações para um fim de semana diretamente através de um bate-papo em grupo com amigos no Instagram.
Além disso, o Meta AI também será integrado às buscas no Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger. É possível acessar informações de toda a web sem precisar sair do aplicativo. Por exemplo, ao planejar uma viagem em um grupo do Messenger, é possível usar a pesquisa para encontrar voos e destinos menos lotados sem sair do Messenger.
Também será possível encontrar o assistente virtual no feed de notícias do Facebook. Por exemplo, ao encontrar a publicação de uma pessoa tocando um instrumento musical, a inteligência artificial fornecerá sugestões de pesquisas relacionadas ao assunto, como “Músicas mais populares para tocar no violão” ou “Aprender a tocar acordes de jazz”.
O Meta AI também está recebendo melhorias na geração de imagens para torná-la mais rápida. Usuários do WhatsApp e da versão web do assistente poderão utilizar o recurso “Imagine”, que permite criar imagens em tempo real a partir de texto. Conforme o usuário digita, a imagem é automaticamente gerada e exibida com base na descrição. Veja:
A empresa afirma que as imagens geradas estão mais nítidas e com maior qualidade. A IA também adquiriu uma melhor capacidade de incluir texto nas imagens — algo que, antes, era um grande desafio para as inteligências artificiais geradoras de imagens.
Após gerar uma imagem, o Meta AI também será capaz de animá-la, recriá-la com um novo estilo ou até mesmo transformá-la em um GIF, que pode ser compartilhado com os amigos.
Antes limitado às versões de testes dos aplicativos, o Meta AI agora pode ser utilizado por usuários em países selecionados. A inteligência artificial não está disponível no Brasil, mas pode ser acessada na versão em inglês na África do Sul, Austrália, Canadá, Cingapura, Gana, Jamaica, Malawi, Nigéria, Nova Zelândia, Paquistão, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.
O Llama 3 passou por testes com diferentes casos de uso, incluindo pedir conselhos, elaborar ideias, classificar assuntos, responder a perguntas fechadas, programar, escrever textos criativos, analisar dados, entre outras tarefas. Segundo a Meta, seu novo modelo de linguagem supera a precisão de serviços como o Claude Sonnet e o GPT 3.5. Veja abaixo:
O modelo já está disponível em tamanhos de 8 bilhões e 70 bilhões de parâmetros, mas a empresa planeja lançar uma versão massiva de 400 bilhões de parâmetros que ainda está em treinamento com capacidades avançadas, incluindo multimodalidade, conversação em vários idiomas, janela de contexto mais longa e muito mais.
WhatsApp Messenger
Desenvolvedor: WhatsApp LLC
Grátis
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma
Desenvolvedor: Instagram, Inc.
Preço: Grátis
Tamanho: varia de acordo com o dispositivo
Desenvolvedor: Facebook
Grátis – oferece compras no app
Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo
Source link Tudo Celular