O bilionário Elon Musk expressou sua gratidão nesta terça-feira (9) pela
moção de louvor e aplauso aprovada na Comissão de Segurança Pública e Combate
ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados do Brasil.
A homenagem ao dono do X (antigo Twitter) foi aprovada pelos parlamentares que integram a comissão após Musk iniciar uma luta diária em sua plataforma contra os atos de censura no Brasil, enfrentando diretamente as ações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.
“Muito agradecido”, disse Musk ao compartilhar no X um vídeo sobre o requerimento.
Como mostrou a Gazeta do Povo, o deputado federal Coronel Meira (PL-PE) foi quem apresentou o requerimento sobre a moção. O requerimento destaca a coragem de Musk em expor a “censura política e infundada imposta por Moraes” aos usuários do X.
Meira afirmou que a atitude do bilionário foi um desafio à “pressão” exercida pela Justiça brasileira, que, segundo ele, buscava obter dados dos usuários de maneira ilegal.
A moção foi aprovada com apenas um voto contrário do deputado Glauber Braga (Psol-RJ).
As críticas de Musk contra Moraes foram intensificadas após a divulgação do Twitter Files Brasil, que revelou documentos sobre a reação da plataforma a pedidos de censura e dados de perfis. Desde então, Musk já chamou Moraes de “ditador brutal”, classificando as medidas impostas pelo ministro como “arbitrárias e ilegais”.