mais
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    HomePolíticacobrança de PIS/Cofins sobre a locação de móveis e imóveis é constitucional...

    cobrança de PIS/Cofins sobre a locação de móveis e imóveis é constitucional – Justiça – CartaCapital

    PUBLICAÇÃO

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    - Publicidade -



    O Supremo Tribunal Federal concluiu nesta quinta-feira 11 ser constitucional a cobrança de PIS e Cofins sobre as receitas de empresas com a locação de bens móveis ou imóveis.

    Os ministros analisaram dois recursos, em caráter de repercussão geral – ou seja, o entendimento firmado deve servir de parâmetro para todas as instâncias do Judiciário em processos semelhantes.

    Leia a tese fixada:

    “É constitucional a incidência da contribuição para o PIS e da Cofins sobre as receitas auferidas com a locação de bens móveis ou imóveis quando constituir atividade empresarial do contribuinte, considerando que o resultado econômico dessa operação coincide com o conceito de faturamento ou receita bruta tomados como a soma das receitas oriundas do exercício das atividades empresariais, pressuposto desde a redação original do artigo 195, I, da Constituição Federal”.

    A avaliação majoritária no STF é que, desde a redação original da Constituição de 1988, o conceito de faturamento, para fins de cobrança de PIS/Cofins, já correspondia à receita bruta decorrente do exercício das atividades operacionais da empresa, independentemente de constar expressamente no objeto social.

    Já a parte vencida entende que, antes da Emenda Constitucional 20/1998 e da legislação que a adotou, o conceito de faturamento só abrangia venda de mercadoria e prestação de serviços, sem admitir qualquer outra atividade. Essa conclusão foi seguida pelos ministros Marco Aurélio Mello (hoje aposentado), Luiz Fux e Edson Fachin. André Mendonça se juntou a essa corrente, mas só votou em um dos processos, uma vez que sucedeu Marco Aurélio na Corte.



    Informações Carta Capital

    MAIS RECENTES

    São Paulo perde Rafael por até nove jogos após convocação, e Jandrei deve ganhar espaço

    O São Paulo terá um desfalque de peso a partir do início de...

    Jorge Seif pede licença médica por 15 dias do Senado

    O senador Jorge Seif (PL-SC) pediu licença médica por 15 dias do Senado...

    Mais Notícias