mais
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    HomePolíticaPolíticos brasileiros apoiam Israel após sofrer ataque do Irã

    Políticos brasileiros apoiam Israel após sofrer ataque do Irã

    PUBLICAÇÃO

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    - Publicidade -



    Autoridades brasileiras se pronunciaram em apoio à Israel após o ataque feito pelo Irã na noite deste sábado (13). Mais de 200 drones e mísseis foram lançados contra Israel pelo Irã e, na mesma data, um navio de contêineres ligado a um empresário israelense foi capturado pela Guarda Revolucionária iraniana no Golfo Pérsico, em uma das principais rotas comerciais do mundo.

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez uma postagem em ser perfil no X logo após o ataque. “Minha solidariedade ao povo de Israel, que encontra-se sob ataque aéreo do Irã. O mundo está apreensivo com a escalada de tensão e sigo orando para que seja encontrado o quanto antes um caminho para a paz”, escreveu ele.

    Tarcísio tem se posicionado a favor de Israel, sendo o principal gesto a visita que fez em março ao país ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). A visita diplomática incluiu reuniões com autoridades israelenses e atingidos pelo conflito com o Hamas.

    A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) também se pronunciou na rede social na noite de sábado (13), pedindo orações aos atingidos. “Ataques a Israel. Momentos de tensão. Oremos pela proteção das pessoas”, publicou a senadora.

    Já a página “Bolsonaro TV”, perfil oficial de Jair Bolsonaro (PL), postou na manhã deste domingo (14) um vídeo do ex-presidente em visita ao país, com a legenda “Obrigado, Israel”, e marcando o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

    Posicionamento do governo Lula sobre Irã e Israel

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também fez uma postagem na noite de sábado (13), mas cobrando o governo brasileiro para que se posicione contra o ataque à Israel. “Esperando que o governo brasileiro condene os ataques iranianos a Israel. Infelizmente não é algo fácil pra eles, pois não apoiaram a investigação da ONU contra o Irã por violação dos direitos das mulheres”, publicou o parlamentar.

    Na mesma ocasião, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chamou a atenção para o silêncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): “Os Estados Unidos e a União Europeia condenaram fortemente o ataque do Irã contra Israel, enquanto reiteraram seu compromisso com a segurança do Estado israelense. Líderes de países como Reino Unido, França, México, República Tcheca, Dinamarca e Noruega expressaram sua reprovação ao Irã. Enquanto isso, Lula segue calado”, postou Zambelli, afirmando que o posicionamento de Lula compromete a segurança do Brasil.

    O Itamaraty publicou um posicionamento às 23h de sábado (13) e foi criticado pela oposição por não condenar os ataques de Irã contra Israel. A publicação afirma que o “governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria”.

    A nota afirma ainda que “desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã”.



    Source link

    MAIS RECENTES

    Lula recebe as credenciais de 8 novos embaixadores – Política – CartaCapital

    O presidente Lula recebeu nesta quarta-feira 22 as credenciais de oito novos embaixadores...

    Presidente do São Paulo, Casares cutuca Textor em CPI da Manipulação de jogos

    O post Presidente do São Paulo, Casares cutuca Textor em CPI da Manipulação...

    Absolvição de Moro no TSE sinaliza trégua com oposição

    A decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em favor do senador Sergio...

    Mais Notícias

    Lula recebe as credenciais de 8 novos embaixadores – Política – CartaCapital

    O presidente Lula recebeu nesta quarta-feira 22 as credenciais de oito novos embaixadores...

    Presidente do São Paulo, Casares cutuca Textor em CPI da Manipulação de jogos

    O post Presidente do São Paulo, Casares cutuca Textor em CPI da Manipulação...