mais
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    HomePolíticaGoverno Lula deve investir R$ 1 bilhão para repatriar cientistas e combater...

    Governo Lula deve investir R$ 1 bilhão para repatriar cientistas e combater ‘fuga de cérebros’ – Política – CartaCapital

    PUBLICAÇÃO

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    - Publicidade -



    Ao menos 35 mil pesquisadores brasileiros deixaram o país para trabalhar e viver no exterior com títulos de mestrado e doutorado. Essa é a estimativa inicial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre a chamada ‘fuga dos cérebros’ no Brasil.

    A falta de reconhecimento financeiro e social estão entre os motivos pelos quais os cientistas escolheram residir em outros países.

    Para tentar reverter esse quadro, o governo Lula (PT) pretende investir 1 bilhão de reais em um novo programa para que os pesquisadores voltem a morar no Brasil, a fim de que o avanço científico e tecnológico cresça no território.

    “Não adianta ter ciência sendo feita só em instituições de pesquisa, pois assim o país não avança. Precisamos de doutores em empresas que promovam a inovação e o desenvolvimento tecnológico com base no conhecimento científico moderno”, declarou o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, à Folha de S.Paulo na última sexta-feira, 12.

    “Nós lançamos uma proposta ao FNDCT e gostaríamos de atraí-los de volta ou, para aqueles que não vierem, que tenham um canal de colaboração com o Brasil”, explicou Galvão.

    Batizado de Programa Conhecimento Brasil, o projeto oferecerá bolsas especiais com um valor mensal de 13 mil reais a pelo menos mil cientistas. A quantia é comparável ao salário de um professor adjunto em universidades federais.

    O programa também prevê um fundo de até 400 mil reais para a instalação de laboratórios.

    Ainda não há data definida para o lançamento das chamadas.



    Informações Carta Capital

    MAIS RECENTES

    Mais Notícias