mais
    spot_img
    HomePolíticaLula fala em reforma agrária "sem muita briga" no lançamento do programa...

    Lula fala em reforma agrária “sem muita briga” no lançamento do programa Terra da Gente

    PUBLICAÇÃO

    HOSPITAL VETERINÁRIO TEM NOME

    VETLIN É O MELHOR HOSPITAL VETERINÁRIO DE LIMEIRA COM MÉDICOS 24H PARA MELHOR ATENDER SEU ANIMAL



    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta segunda-feira (15) o programa Terra da Gente voltado para a reforma agrária. A iniciativa foi anunciada em meio a invasões de terra pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Para o petista, a iniciativa “é uma forma nova de a gente enfrentar um velho problema”. O mandatário afirmou que pretende mostrar as terras que podem ser utilizadas na reforma agrária “sem muita briga”.

    “Eu pedi ao Paulo Teixeira [ministro do Desenvolvimento Agrário] que fizesse um levantamento com a ajuda dos governadores, das secretarias que cuidam das terras em cada estado, com o pessoal do Incra estadual, para a gente ter noção de todas as terras que podiam ser disponibilizadas para assentamento nesse país”, disse Lula.

    “Isso [o Terra da Gente] não invalida a continuidade da luta pela reforma agrária, mas o que nós queremos fazer é mostrar aos olhos do Brasil o que a gente pode utilizar sem muita briga”, acrescentou o chefe do executivo durante a cerimônia de anúncio do programa no Palácio do Planalto.

    Entre as medidas previstas, o programa Terra da Gente estabelece as chamadas “prateleiras de terras” que englobam áreas improdutivas ou devolutas da União que podem ser usadas na reforma agrária. Lula assinou o decreto para a criação da iniciativa. O texto deve ser oficializado nesta terça-feira (16) no Diário Oficial da União (DOU).

    Segundo o Palácio do Planalto, o orçamento previsto para 2024 é de R$ 520 milhões para a aquisição de imóveis, beneficiando 73 mil famílias. Até 2026, 295 mil famílias devem ser incluídas no Programa Nacional de Reforma Agrária, sendo 74 mil assentadas e 221 mil reconhecidas ou regularizadas em lotes de assentamentos existentes.

    “Além disso, mais 7 mil famílias devem acessar as terras por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Assim, o Terra da Gente e as novas alternativas de obtenção vão ampliar em 877% o número de famílias assentadas em relação ao período de 2017 a 2022”, disse o Planalto.

    O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que há um acordo com o Ministério da Fazenda para promoção de diálogos com os estados que poderão utilizar terras como forma de abatimento de dívidas com a União, como créditos tributários e créditos de contratos de refinanciamento.

    “Vamos participar desse diálogo, a fim de arrecadar a terra dos estados para a reforma agrária, que poderão ser doadas para abatimento de dívidas. Assim, os estados poderão oferecer terras para assentar famílias e nós as receberemos; evidentemente, elas passarão por uma avaliação prévia, nossa”, disse o ministro. Ele não detalhou quais estados estão interessados na iniciativa.

    “O decreto assinado pelo presidente Lula organiza diversas formas de obtenção e destinação de terras: já adquiridas, em aquisição, passíveis de adjudicação por dívidas com a União, imóveis improdutivos, imóveis de bancos e empresas públicas, áreas de ilícitos, terras públicas federais, terras doadas e imóveis estaduais que podem ser usados como pagamento de dívidas com a União”, destacou o governo, em nota.



    Source link

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    PF prende Gilson Machado, ex-ministro de Bolsonaro, em Pernambuco – CartaCapital

    O ex-ministro Gilson Machado, responsável pela pasta do Turismo durante o governo de Jair...

    Caixa-preta de avião que caiu na Índia é encontrada – CartaCapital

    Investigadores encontraram nesta sexta-feira 13 uma caixa-preta no local onde um avião de passageiros...

    Mais Notícias

    PF prende Gilson Machado, ex-ministro de Bolsonaro, em Pernambuco – CartaCapital

    O ex-ministro Gilson Machado, responsável pela pasta do Turismo durante o governo de Jair...

    Caixa-preta de avião que caiu na Índia é encontrada – CartaCapital

    Investigadores encontraram nesta sexta-feira 13 uma caixa-preta no local onde um avião de passageiros...