Com o objetivo de instituir uma campanha permanente de orientação, conscientização de tutores e microchipagem de cães e gatos, a vereadora Tatiane Lopes (Avante) protocolou o Projeto de Lei Nº 83/2024 na Câmara, no dia 28 de maio.
“É uma medida bastante abrangente e benéfica para a comunidade e para os animais. A orientação e conscientização dos tutores sobre a importância da responsabilidade no cuidado com os animais é fundamental para promover uma convivência harmoniosa entre humanos e pets, além de contribuir para a prevenção de problemas como o abandono e os maus-tratos”, afirmou a autora.
Segundo a parlamentar, a microchipagem é uma ferramenta valiosa para a identificação e localização de animais perdidos, facilitando a reintegração com as famílias e reduzindo o número de animais abandonados. Além disso, frisou Tatiane, a microchipagem pode auxiliar no monitoramento do controle populacional de cães e gatos, ajudando a evitar a superpopulação e os impactos negativos na saúde e no bem-estar dos animais.
“Uma campanha permanente que engloba tanto a orientação dos tutores, quanto a microchipagem dos animais pode contribuir significativamente para a promoção do bem-estar animal e para a construção de uma comunidade mais consciente e responsável em relação aos seus pets”, garantiu a vereadora.
Tatiane também propõe um sistema único de dados no município, para receber as informações de animais microchipados por clínicas particulares, protetores e organizações não governamentais.