mais
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    HomePolítica 1Lula vai ao México e deve discutir Venezuela com Obrador

    Lula vai ao México e deve discutir Venezuela com Obrador

    PUBLICAÇÃO

    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    - Publicidade -

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja ao México neste domingo (29) para se encontrar com o então presidente do país, López Obrador, e assistir à posse da presidente eleita, Claudia Sheinbaum. No país, o brasileiro tratará de temas da agenda bilateral mas também sobre a crise política na Venezuela.

    O Ministério das Relações Exteriores informou nesta semana que não há uma reunião específica ou tópicos dedicados exclusivamente à Venezuela. No entanto, o assunto deve surgir naturalmente nas discussões, já que, segundo a pasta, “Brasil e México compartilham a visão de que é importante manter os canais de diálogo abertos para, eventualmente, buscar uma solução”.

    “Não está previsto nada específico, mas é um tema que está na agenda [de Lula e Obrador] e é natural que eles [tratem sobre isso]. Inclusive porque os países estão [alinhados] em tentar manter a interlocução e de tentar alguma inciativa que não ocorreu completamente”, informou Gisela Maria Figueiredo Padovan, embaixadora e secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty.

    Após as eleições presidenciais fraudulentas que reelegeram o ditador Nicolás Maduro, Brasil, Colômbia e México se reuniram para tentar negociar uma solução para crise política que se instaurou no país. Obrador, contudo, abandou as negociações em trio. Os presidentes Lula e Gustavo Preto (Colômbia) permanecem em busca de manter o diálogo com o regime chavista.

    O Itamaraty não especificou se Lula pretende tentar reinserir o México nos esforços para encontrar uma solução para Caracas, mas ressaltou que a diplomacia brasileira vê com bons olhos a colaboração conjunta com outros países em busca de uma alternativa.

    “Claro que o Brasil considera que quanto mais países […] isso te dá mais alavancagem para mostrar que é uma questão de âmbito regional. Então, obviamente, que haverá conversas [sobre isso]. Não sei tom, mas o Brasil gostaria de estar junto com seus grandes parceiros da America Latina em um tema da região”, informou Padovan.

    As eleições presidenciais na Venezuela ocorreram no dia 28 de julho e foram marcadas por uma série de fraudes. Após o fim das votações, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou a reeleições de Nicolás Maduro sem a devida comprovação. Desde então, a oposição no país contesta os resultados.

    A situação causou uma crise política no país e milhares de venezuelanos, inclusive candidatos da oposição, deram início a uma série de protestos. Em resposta às manifestações, o regime de Maduro ordenou prisões e pessoas foram mortas em meio à opressão da polícia venezuelana.

    O Brasil, ao lado de México e Colômbia, não reconhecerem a reeleição de Maduro e condicionaram um posicionamento oficial desses países à divulgação das atas eleitorais que possam comprovar ou não a reeleição do autocrata.

    Agenda no México

    Lula chega ao México no domingo (29) e na segunda-feira (30), cumpre agendas no país. Além de um encontro com López Obrador, o petista também se reúne com a presidente eleita, Claudia Sheinbaum. O Itamaraty não detalhou, mas o brasileiro também deve se reunir com outros presidentes latino-americanos que estão no México para assistir à posse de Sheinbaum.

    Ainda na segunda, o mandatário participa de um Fórum Empresarial com companhias brasileiras e mexicanas, e fecha o dia com um jantar oferecido a Obrador para chefes de Estado convidados. Na terça-feira (1º), o petista assiste à cerimônia de posse de Claudia Sheinbaum e retorna para o Brasil durante a noite.

    As informações são do site Gazeta do povo, Clique aqui

    MAIS RECENTES

    Google vai barrar anúncio de bets sem registro no Brasil

    O Google anunciou na noite de sexta-feira (27), em um comunicado oficial em sua...

    Quem é Hugo Motta, o novo”queridinho” à sucessão de Lira

    O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta, da Paraíba, desponta como...

    Israel divulga vídeo de supostos jatos usados para matar líder do Hezbollah

    Os militares israelenses divulgaram um vídeo neste sábado (28) que mostrava caças...

    Mais Notícias

    Google vai barrar anúncio de bets sem registro no Brasil

    O Google anunciou na noite de sexta-feira (27), em um comunicado oficial em sua...

    Quem é Hugo Motta, o novo”queridinho” à sucessão de Lira

    O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta, da Paraíba, desponta como...