mais
    HomeLimeiraAlunos participam de concurso literário e arrecadam mais de mil livros para...

    Alunos participam de concurso literário e arrecadam mais de mil livros para doação

    PUBLICAÇÃO

    spot_img
    spot_img







    A Biblioteca Pedagógica visando fomentar a democratização do acesso ao livro, à leitura literária e às bibliotecas de acesso público promoveu, de junho a outubro, o Prêmio Literário Infantojuvenil Pedro Bandeira, direcionado aos estudantes de 3°, 4° e 5° anos do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino. 

     

    O evento de premiação será realizado no dia 8 de novembro, às 13h, no teatro Nair Bello com a participação das turmas vencedoras das seguintes escolas: Ceief Gov. Mario Covas, Emeief Profª Maria App. De Luca Moore, Emeief Mário de Souza Queiroz Filho, Emeief Ângelo Biasotto, Emeief Profª Maria Madalena Vasconcellos da Silva e Emeief Maria Thereza Silveira de Barros Camargo. 

     

    O Prêmio Literário Infantojuvenil visa homenagear o autor Pedro Bandeira, personalidade do Prêmio Jabuti 2023, reconhecido pela qualidade de seus livros com temas atuais e relevantes para crianças e adolescentes. O autor também se destaca por seu engajamento na promoção da leitura e da literatura infantojuvenil.

     

    O concurso literário é uma iniciativa para engajar a comunidade escolar nas experiências leitoras, estimulando o encantamento pela literatura, assim como, a criatividade, a comunicação, o protagonismo e o trabalho em grupo. 

    Participaram 812 alunos de nove escolas municipais, que realizaram ao todo cinco desafios, entre eles, o “Desapego Literário: livro novo é aquele que a gente ainda não leu” com a finalidade de arrecadação de livros literários em bom estado com temas como literatura infantojuvenil e literatura adulta. Foram arrecadados 1.728 livros doados para o Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade LaSalle em Canoas, Rio Grande do Sul, a fim de atender crianças assistidas pela clínica-escola, assim como, estudantes do curso de graduação em Psicologia. A mobilização teve como intuito incentivar a prática da leitura e a prática social, contribuindo para a formação de uma comunidade ainda maior de leitores. 

     

    Além disso, os alunos apresentaram novas indicações literárias do autor Pedro Bandeira como recomendação de leitura nas férias, elaboraram quizzes de perguntas e respostas sobre o autor, registraram a experiência leitora, expressando seus sentimentos e suas opiniões sobre as obras lidas e criaram novos finais felizes para as histórias dos livros indicados no concurso.

     

    Todos os desafios foram realizados considerando, nesse contexto, o papel do professor como facilitador e mediador, desenvolvendo todo o processo de maneira colaborativa, fomentando a experiência de leitura e a produção da escrita com os alunos também no ambiente digital. A participação dos alunos surdos no concurso contribuiu para a inclusão, interação e ludicidade entre eles na realização dos desafios, possibilitando contato com a literatura e maior participação social.

    Para cada ano de escolaridade foi indicado um livro do Pedro Bandeira: 3º ano (A hora do (des)conto); 4º ano (O fantástico mistério de Feiurinha); 5º ano (A droga da obediência)

     

    Os desafios literários foram avaliados por comissão especialmente composta por profissionais sem vínculo com a Biblioteca Pedagógica. São elas: Cristiane Boneto, educadora, pesquisadora e escritora, Cristina Harich, coordenadora da assessoria pedagógica do jornal JOCA, Giane Boscolo, diretora da Escola Legislativa da Câmara Municipal e Monisa Maciel, escritora, contadora de histórias e educadora.

     

    Coube às avaliadoras analisar os desafios conforme os 6 critérios estabelecidos: comunicação, construção artística, criatividade, engajamento, protagonismo e trabalho em grupo.

     

    No decorrer do prêmio, as escolas tiveram o privilégio de assistirem a uma live com o autor Pedro Bandeira, que conversou, respondeu perguntas e recebeu relatos dos estudantes participantes da competição e demais alunos que estiveram presentes no teatro Nair Bello, onde aconteceu o encontro virtual no dia 21 de outubro. A live ficou gravada no canal da Secretaria de Educação e é possível assistir pelo link: https://youtube.com/live/YuJy9rBpNfQ?feature=share

    Ao término do concurso, nove turmas foram classificadas em 1º, 2º e 3º lugar por ano de escolaridade, resultando nos vencedores. 

     

    Os classificados em 1º lugar serão premiados com a visita ao Museu da Imaginação (SP) com o apoio do Instituto Ajinomoto e também terão uma publicação no jornal JOCA. Os colocados em 2º lugar assistirão ao espetáculo A incrível viagem do Quintal (SP) e ganharão livros do Pedro Bandeira com o apoio da editora Moderna. Os ganhadores em 3º lugar terão ingressos para o cinema Arcoplex Pátio Limeira.





    Informações PML

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Homem condenado por tentar assassinar Trump é sentenciado à prisão perpétua nos EUA

    O homem acusado de se esconder nos arbustos de um campo de golfe na...

    ACIL: Manu Tamaru abre o Café da Manhã do Conhecimento com palestra “Likes que vendem”

    Primeiro encontro do ano promovido pelo CME da ACIL acontece no dia 26 de...

    Multas: Waguinho da Santa Luzia questiona Prefeitura por notificação atrasada a munícipe

    O vereador Waguinho da Santa Luzia (PP) foi procurado recentemente por um munícipe que...

    Matrículas abertas oferecem oficinas gratuitas para crianças e adolescentes no CEU Geada

    Estão abertas as matrículas para oficinas gratuitas voltadas a crianças e adolescentes de 6...

    Mais Notícias

    Homem condenado por tentar assassinar Trump é sentenciado à prisão perpétua nos EUA

    O homem acusado de se esconder nos arbustos de um campo de golfe na...

    ACIL: Manu Tamaru abre o Café da Manhã do Conhecimento com palestra “Likes que vendem”

    Primeiro encontro do ano promovido pelo CME da ACIL acontece no dia 26 de...

    Multas: Waguinho da Santa Luzia questiona Prefeitura por notificação atrasada a munícipe

    O vereador Waguinho da Santa Luzia (PP) foi procurado recentemente por um munícipe que...