A 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 13º Prêmio David Capistrano alcançaram um número recorde de inscrições. Foram apresentados 1.687 trabalhos, dos quais 1.669 eram experiências municipais vindas de 149 cidades diferentes. A Mostra ocorreu durante o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado entre os dias 17 e 19 de abril, em Santos/SP.
Este ano, a mostra contou com a participação de 44 cidades a mais em relação à última edição, em 2023, refletindo um aumento de 11% no número de trabalhos inscritos. As experiências foram distribuídas em 12 eixos, e o eixo de Atenção Básica destacou-se como o que mais recebeu trabalhos, seguido por Promoção em Saúde e Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente (EP).
O município de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou 12 trabalhos e programas na mostra. Dentre elas: a Unidade de referência do coronavírus; o Uso de implante contraceptivo em pacientes vulneráveis e o impacto na taxa de gravidez na adolescência; Visagua: Programa Municipal de vigilância da qualidade da Água; Prevenção das assimetrias cranianas e torcicolo postural nos territórios assistidos pela equipe NASF, etc.
O tema do 37º Congresso foi “Mudanças Climáticas e Impactos no SUS”. Em consonância com esse enfoque, as experiências da mostra relacionadas ao tema receberam o Selo Verde do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – Cosems/SP, que organizou o evento.
Ao todo, quinze experiências receberam o Prêmio David Capistrano e outras quinze a Menção Honrosa em reconhecimento ao esforço em promover saúde pública de qualidade. “O prêmio é uma condecoração do mérito das equipes que atuam na ponta do sistema de Saúde e o nosso programa Visagua foi premiado, estamos felizes pelo reconhecimento ao esforço das equipes”, disse o secretário de saúde de Limeira Vitor Santos.
O Prêmio David Capistrano celebrou não apenas o sucesso das iniciativas locais, mas também incentivou a inovação contínua na gestão do SUS. Ao destacar e premiar as práticas mais eficazes, o evento reforçou o trabalho e o compromisso dos envolvidos, promovendo uma cultura de aprendizado e melhoria contínua no setor de saúde.
Confira a lista completa dos trabalhos apresentados pelo município de Limeira:
Unidade de Referência do Coronavírus (URC) e mitigação de danos na pandemia do Covid-19
Roda de conversa sobre uso cultural da fitoterapia entre as mulheres participantes da horta comunitária na UBS Dores 2
Uso de implante contraceptivo em pacientes vulneráveis e o impacto na taxa de gravidez na adolescência
Utilização da ficha da caderneta de Saúde da pessoa idosa em grupos de atividades físicas da equipe do NASF
Estratégias para a implantação do Serviço Residencial Terapêutico e Desinstitucionalização
Experiência da primeira Unidade Básica de Saúde 100% informatizada no município de Limeira/SP
Visagua: Programa Municipal de vigilância da qualidade da Água
Manejo de Capivaras na Reclassificação de área para controle da Febre Maculosa
Luz aos invisíveis: um olhar humanizado e interdisciplinar na Atenção Básica
Prevenção das assimetrias cranianas e torcicolo postural nos territórios assistidos pela equipe do NASF
Experiências na adesão à Política Nacional de Atenção Integral a Saúde de Adolescentes Privados de Liberdade (PNAISARI)
O projeto Focain: uma triangulação entre academia, profissionais e gestão da saúde de Limeira/SP