A Secretaria de Saúde de Limeira inicia na próxima semana, nas escolas da Rede Municipal, a busca ativa de crianças de 10 a 14 anos que ainda não receberam a vacina contra a dengue. Até o momento, apenas 9,6% das crianças dessa faixa-etária tomaram a primeira dose, e apenas 2,9%, a segunda, conforme dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
Para aumentar a cobertura, a vacinação será levada diretamente às unidades escolares. O secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, esclarece que só receberá o imunizante a criança que entregar a autorização devidamente assinada pelos pais ou responsáveis. O documento já foi distribuído pela Secretaria de Educação aos alunos e deve ser devolvido até amanhã (20).
Os pais que não autorizarem a vacinação da criança, conforme Ferrari, deverão justificar o motivo. “Nosso objetivo é proteger as crianças contra a dengue, considerando-se o cenário epidemiológico de Limeira e de todo o Estado de São Paulo”, declarou o secretário. Atualmente, há 167 casos confirmados da doença no município e outros 1.468 estão sendo investigados.
A vacina utilizada nesse processo será a Qdenga, em duas doses, com intervalo de 3 meses entre elas. Ferrari destacou que, após as escolas municipais, a estratégia será levada às unidades estaduais e particulares.
NOTA TÉCNICA
Quanto à ampliação da vacina para outras faixas-etárias (de 4 a 59 anos), conforme nota técnica expedida pelo Ministério da Saúde, Ferrari observa que o município não dispõe de doses suficientes. “Já solicitamos estoque extra de vacinas e tão logo elas sejam disponibilizadas, iremos ampliar gradativamente o público-alvo”, afirmou.