O presidente Lula esbravejou contra os preços da gasolina, do diesel e do gás no país, reclamando que os atravessadores estariam assaltando o povo. Curiosamente, ele omitiu o tamanho da “mordida” dos impostos federais na composição do preço final ao consumidor.
Empresários do setor divulgaram tabela de custos, que não foi contestada pelo governo, demonstrando que os impostos estaduais e federais, juntos, representam 40% do preço da gasolina nas bombas.
Tanto na gasolina como no etanol é cobrado imposto federal, que Lula ignorou solenemente. E não é pouca coisa. Tem o PIS/Cofins e tem ainda a Cide – Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico, cuja arrecadação fica 70% com a União. Sem contar os Créditos de Descarbonização, os Cbios, decorrentes da política federal para incentivo aos combustíveis renováveis.
Saber a quem xingar
Sobre a carga tributária no custo do produto, na gasolina C o Governo Federal arrecada 68 centavos por litro – ou 12,88%; o governo estadual arrecada 1,47 por litro, ou 27%. Assim, o total de impostos chega a 2 reais e 15 centavos por litro.
Um cálculo parecido vale para a composição do preço do diesel. Com a diferença de que a margem bruta da gasolina para os distribuidores estaria em 15% e, do diesel, em 9,8%. Destes percentuais, as distribuidoras ainda precisam descontar despesas com frete, taxas de cartão, luz, aluguel, IPTU, salários, etc.
Lula disse que o povo precisava ser bem informado, para saber “a quem xingar”. Só não pode agora reclamar do turbilhão de palavrões que encomendou contra si mesmo.