O estado de São Paulo se destacou ao ter 13 das 34 cidades brasileiras reconhecidas pela ONU com o selo internacional “Cidade Verde do Mundo”
Conhecido internacionalmente como Tree Cities of the World, trata-se de uma certificação concedida pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), em parceria com a Arbor Day Foundation.
A certificação reconhece cidades que desenvolvem e implementam políticas públicas eficazes de manejo de florestas urbanas e naturais, promovendo a arborização como ferramenta de melhoria da qualidade de vida. O selo é resultado de ações como o Plano Municipal de Arborização Urbana, o plantio de árvores nativas e a recuperação de áreas verdes, além de projetos habitacionais que preservam ecossistemas como manguezais e restingas.
Para receber ou permanecer com o reconhecimento do título de “Cidade Árvore do Mundo”, os municípios devem comprovar diversos critérios que se concentram na gestão da arborização urbana, informar os instrumentos legais, planos e diretrizes para proteção e manejo das árvores, do sistema de parques e áreas verdes, vegetação nativa remanescente e áreas de preservação e Cordeiropolis através de uma gestão comprometida com o meio ambiente cumpriu seu papel obtendo o monte reconhecimento e se destacando entre os municípios do estado.
Além de Cordeirópolis, outras 12 cidades paulistas foram agraciadas: Cubatão, Guarujá, Hortolândia, Lorena, Mogi Mirim, Monte Alto, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José dos Campos, Taubaté e a capital, São Paulo.
Esse esforço local está alinhado a políticas estaduais mais amplas voltadas ao desenvolvimento sustentável. O Governo de São Paulo, no contexto do Plano Estadual de Meio Ambiente, oferece aos municípios programas como o Município VerdeAzul (PMVA) e o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE-SP), além de ter dobrado o valor do repasse do ICMS Ambiental.
Fonte Governo de Sp
Foto: Redes sociais









