
A Temporada 2025 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba será marcada por uma homenagem especial ao maestro Ernst Mahle, que morreu em maio deste ano, aos 96 anos. Em meio às comemorações pelos 125 anos de fundação do conjunto, dois concertos comemorativos e a gravação de um álbum inédito com obras do compositor reverenciam sua contribuição à música brasileira.
As apresentações ocorrem no dia 16/08, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A apresentação integra a programação do mês de aniversário da cidade. Confira a programação completa no link: Ingressos gratuitos com retirada antecipada no link
A regência é do maestro titular e diretor artístico Knut Andreas, com participação do percussionista Rafael Peregrino como solista no Concerto para Marimba e Orquestra, obra de 2016 que teve estreia mundial pela Orquestra Sinfônica da Unicamp.

O repertório inclui composições emblemáticas de Mahle ligadas ao regionalismo brasileiro, como a abertura da ópera O Garatuja, de 2005, baseada em romance de José de Alencar, e a Sinfonia Nordestina, escrita em 1976. A OSP apresenta ainda a Suite para Conjunto de Metais, de 2018.
Nascido em Stuttgart, Alemanha, em 1929, Mahle chegou ao Brasil em 1951 e fundou, com a esposa Maria Aparecida, a Escola de Música de Piracicaba (Empem), onde atuou como diretor por décadas. Compôs mais de 2.000 obras para diferentes formações e estilos, incluindo quatro óperas.
Segundo o maestro Knut Andreas, o legado de Mahle vai muito além da criação musical. Ele fundou uma instituição musical respeitada em todo o país e formou músicos que atuam no Brasil e no exterior, sendo um dos mais importantes compositores brasileiros dos séculos 20 e 21.

A gravação do álbum com obras de Mahle será feita por Uli Schneider, produtor musical que já gravou a Osesp e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O lançamento está previsto para o último trimestre de 2025, com tiragem de 500 CDs e distribuição também em plataformas digitais.
SERVIÇO – Concertos em homenagem ao maestro Ernst Mahle. Em Piracicaba: sábado, 16/08, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Ingressos gratuitos com retirada antecipada no link









