mais
    HomeRegião18º Festival de Circo SP é aberto no Engenho Central – Portal...

    18º Festival de Circo SP é aberto no Engenho Central – Portal do Município de Piracicaba

    PUBLICAÇÃO

    spot_img
    spot_img

    18º Festival de Circo SP é aberto no Engenho Central – Portal do Município de Piracicaba
    A programação conta com grandes nomes do circo tradicional e contemporâneo

    O Parque do Engenho Central já entrou no clima circense, com a abertura do 18º Festival de Circo SP, que aconteceu hoje, quinta-feira, 28/08. Palhaços, acrobatas, malabaristas e mágicos tomaram conta do espaço que abriga o festival até domingo, 31/08, com 53 atrações gratuitas. No primeiro dia, mais de 5.000 alunos de escolas municipais e estaduais, além de crianças e adolescentes de entidades assistenciais, lotaram as arquibancadas e se encantaram com a energia do picadeiro.

    Fotografia mostra uma grande lona de circo azul e branca montada no Parque do Engenho Central em Piracicaba. Em frente à lona, dezenas de crianças e adolescentes de uniforme escolar caminham em fila e se organizam para entrar. O céu está azul e ensolarado.
    Mais de 5.000 crianças e adolescentes lotaram o Parque do Engenho Central para o 18 Festival de Circo

    O 18º Festival de Circo SP é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e correalização da Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo.

    Menina negra de 8 anos sorri em frente à entrada do circo, usando uniforme escolar da Prefeitura de Piracicaba (camiseta branca com mangas azul e verde). Na cabeça, uma tiara vermelha com um laço grande de bolinhas brancas.
    Vitória Gabrielle de 8 anos, estudante Escola Municipal Prof. Thales Castanho de Andrade.

    A cada risada, aplauso e olhar de encantamento, o Engenho reafirma seu papel como palco plural, transformado em um grande circo. “Foi o melhor dia do ano, gostei muito da mágica e  da ‘Menina dos Bambolês’, a bambolista”, contou Vitória Gabrielle, 8 anos, estudante da Escola Municipal Prof. Thales Castanho de Andrade, ao sair da Lona Piolin.

    Pra cego ver: Crianças pequenas, do Jardim I da Escola Municipal Enedina Lourenço Vieira, posam sorridentes ao lado de um palhaço. Elas usam uniforme azul e branco da Prefeitura de Piracicaba e seguram caderninhos azuis do Festival de Circo. O palhaço veste calça listrada vermelha e branca, camiseta amarela, suspensório vermelho e gravata borboleta vermelha.
    Turma do Jardim I da Escola Municipal Enedina Lourenço Vieira

    A turma do Jardim I da Escola Municipal Enedina Lourenço Vieira saiu encantada e animada da Lona Arrelia. Fernanda Grosser, auxiliar de ação educativa, destacou a importância do momento: “A gente amou essa oportunidade de participar. Proporcionar isso para as crianças é muito importante, porque é cultura, é gratuito e, muitas vezes, elas não têm acesso. Muitos não conhecem e não conseguem vir com os pais. A escola poder trazê-los foi essencial. Eles ficaram encantados e nós, adultos, nos encantamos em dobro.”

    Pra cego ver: Duas adolescentes posam sorridentes abraçadas em frente a um balão cenográfico amarelo e azul com o logotipo “Festival de Circo SP”. Atrás delas, outros estudantes caminham pelo espaço do evento.
    As amigas Valentina Ferrari Arruda, de 13 anos, e Victoria Chieragatto de 12 anos

    As amigas Valentina Ferrari Arruda, de 13 anos, e Victoria Chieragatto, de 12, alunas da APAF, EE Antonio Pinto de Almeida Ferraz, também se divertiram no espetáculo Riso Show/MB Circo na Lona Pimentinha. Valentina destacou que a experiência foi diferente de tudo que já tinha visto. “Eu me encontrei com tudo aqui, foi muito especial. É bem diferente do circo que eu conhecia”, afirmou.  Victoria contou que o que mais chamou sua atenção foi o palhaço. “Eu gostei muito de rir com o palhaço, ele deixou tudo mais divertido”, disse.

    Pra cego ver: Um garoto de cerca de 10 anos sorri para a câmera, mostrando o passaporte azul do Festival de Circo. Ele veste moletom escuro com capuz e faz sinal de positivo com a outra mão. Ao fundo, outros colegas caminham pelo espaço.
    Davi Damasceno, de 10 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Abert Thomazi

    Davi Damasceno, de 10 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Aberto Thomazi, participou pela primeira vez de uma ida ao circo durante o Festival. O estudante não escondeu a empolgação com a experiência. “Eu nunca tinha vindo ao circo, achei tudo incrível e muito legal. Mas o que eu mais gostei foram os malabares, me encontrei neles”, contou.

    Menino de aproximadamente 8 anos sorri em frente a uma grade metálica, usando jaqueta preta e branca do time de futebol Real Madrid. Ao fundo, árvores e folhagem verde.
    Leonardo Liberal de 8 anos, aluno da estudante da Escola Municipal Judith Moretti

    Leonardo Liberal, de 8 anos, estudante da Escola Municipal Judith Moretti, se encantou com a magia. “Eu achei os mágicos incríveis, parecia que tudo era de verdade. Foi muito divertido e quero vir mais vezes”, disse.

    Vista ampla de dentro da lona do circo, mostrando centenas de crianças uniformizadas ocupando todas as arquibancadas. A cena transmite energia, diversidade e a grandiosidade do evento, com o espaço totalmente tomado pelo público
    Alunos das Escolas Municipais acompanharam os espetáculos nas 3 lonas.

    ACESSO À CULTURA – Na manhã desta quinta-feira, 28/08, os secretários Carlos Beltrame e Clarissa Quiararia acompanharam a chegada das primeiras turmas de estudantes ao Engenho Central, onde destacaram a importância do Festival para a cidade.

    O secretário de Cultura, Carlos Beltrame, e a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia, posam sorridentes para a câmera em frente à plateia do circo. Beltrame veste camisa social clara e Clarissa usa blusa vermelha de manga comprida.
    Carlos Beltrame, Secretario de Cultura e Clarissa Quiararia, Secretaria de Turismo

    “O circo tem uma força única de reunir gerações e transformar o espaço público em lugar de encontro, alegria e encantamento. Ver as crianças das nossas escolas e entidades se divertindo logo no primeiro dia mostra o quanto o Festival cumpre seu papel de popularizar o acesso à cultura. Piracicaba se orgulha de receber mais uma edição e de transformar o Engenho Central em palco dessa celebração da arte”, afirmou Carlos Beltrame, secretário da Cultura.

    “O Festival de Circo é um encontro que emociona e transforma, porque une tradição, criatividade e a energia única das crianças e famílias que participam. É uma oportunidade de celebrar a beleza dessa arte, que atravessa gerações e desperta encantamento em cada apresentação. Apoiar e valorizar iniciativas como esta é fundamental para que Piracicaba continue sendo palco de experiências culturais que fortalecem a comunidade e renovam o espírito da cidade”, completou Clarissa Quiararia, secretária de Turismo.

    Cena dentro de uma lona de circo, com público de jovens assistindo atentos a um artista que se apresenta no picadeiro circular. O artista está de pé, equilibrando objetos, sob iluminação colorida.
    Riso Show e MB comandaram as atividades na Lona Pimentinha

    MAIS CIRCO – Amanhã, sexta-feira, 29/08, acontece a abertura oficial do 18º Festival de Circo SP. A partir das 20h, na Lona Piolin, o público poderá assistir ao espetáculo Spark, do Circo Spacial, marcando o início das atividades abertas à população. A expectativa é de uma noite de muita emoção e encantamento para celebrar a magia do circo no Engenho Central.

    Vista ampla de dentro da lona do circo, mostrando centenas de crianças uniformizadas ocupando todas as arquibancadas. A cena transmite energia, diversidade e a grandiosidade do evento, com o espaço totalmente tomado pelo público.
    Arquibancadas cheias para a apresentação do Circo Stankowich na Lona Piolin

    RETIRADA DE INGRESSOS – Para acompanhar os espetáculos abertos à população será necessário retirar ingresso gratuitamente, a partir de uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria oficial localizada em frente ao Armazém 11, na lateral do Armazém 9, onde está a praça de alimentação.

    Pra cego ver: Grupo de adolescentes posa ao ar livre ao lado de um palhaço que segura um mini triciclo vermelho. Os jovens mostram na mão o passaporte azul do Festival de Circo. Todos sorriem para a foto.
    Alunos da Escola APAF acompanharam o Festival de Circo

    PROGRAMAÇÃO
    29/08, sexta-feira

    Manhã e tarde – Atividades exclusivas para escolas e instituições

    20h – Abertura oficial – Spark/Circo Spacial (Lona Piolin)

    Grupo de estudantes do 5º ano posa em frente ao balão cenográfico do Festival de Circo SP. Eles seguram os passaportes azuis do festival e sorriem. Ao fundo, aparecem as lonas coloridas montadas no Engenho Central.
    Alunos do 5º ano da Escola Municipal Abert Thomazi

    30/08, sábado

    14h – Cabaré LaMínima ao Máximo (Lona Piolin)

    14h – Concertada um Estrépito Musical/Trupe Irmãos Atada (Lona Arrelia)

    14h – Circo da Alegria (Lona Pimentinha)

    14h – Bolhas (Palco Figurinhas)

    14h30 – Los Branda (Palco Figurinhas)

    15h – O Doce Circo de Marionetes (Palco Figurinhas)

    15h – Corpos Suspensos/Cia Base (Palco Externo)

    15h35 – Irmãs Botero (Palco Figurinhas)

    16h – Supernova (Palco Externo)

    16h10 – Tetéo e família em: A Turma da Alegria (Palco Figurinhas)

    16h30 – Pimpolim O Show/Família Gelli (Palco Figurinhas)

    16h30 – Duo Expressão e Arte/Fadas Açucaradas (Palco Externo)

    17h – Bloom, Caminhos e Encontros/Lamala Circo (Lona Piolin)

    17h – Vida de Circo/Cia Circodança (Lona Arrelia)

    17h – Cavaco e sua Pulga/Caravana Tapioca (Lona Pimentinha)

    18h – Suspenso em Nós (Palco Externo)

    18h30 – Corpos Suspensos/Cia Base (Palco Externo)

    20h – Magnific/Arena Circus (Lona Piolin)

    20h – Cabaret Tertúlia/Namakaka (Lona Arrelia)

    20h – Allegro Andante/Cia. Barnabô (Lona Pimentinha)

    Vista ampla de dentro da lona do circo, mostrando centenas de crianças uniformizadas ocupando todas as arquibancadas. A cena transmite energia, diversidade e a grandiosidade do evento, com o espaço totalmente tomado pelo público.
    Arquibancadas cheias para a apresentação do Circo Stankowich na Lona Piolin

    31/08, domingo

    13h – A Garota do Faroeste (Palco Figurinha)

    13h30 – Planeta Azul/Circo Casuo (Lona Arrelia)

    13h30 – A Louca das Frutas (Palco Figurinha)

    14h – Mágicas de Impacto! (Lona Piolin)

    14h – A Viagem do Jiló (Lona Pimentinha)

    14h30 – Cantando e se Equilibrando nas Nuvens (Palco Figurinha)

    15h – Uma Série de Surpresas/Cia Fundo Falso (Lona Arrelia)

    15h – E Agora, é a Vez de Quem?/Palhaço Kersito (Palco Figurinha)

    16h – Trakina & Trak’s/As Aventuras do Menor Carro do Mundo (Palco Figurinha)

    16h – The Gift (Palco Externo)

    16h30 – Magicando (Palco Figurinha)

    16h30 – A Jornada Emocional (Palco Externo)

    17h – A Mulher que Conjurava Sonhos/Circo Di Mônaco (Lona Piolin)

    17h – Varieté Tradicional (Lona Arrelia)

    17h – Estupendo Circo Di SóLadies (Lona Pimentinha)

    18h – Sobre Rodas (Palco Externo)

    19h – Duo Capilar Ser (Palco Externo)

    20h – Rudá, um Sonho Real (Lona Piolin)

    20h – Cris, o Mágico em Magia de Encanta (Lona Arrelia)

    20h – A Vida de um Saltimbanco/Circo Mambembe (Lona Pimentinha)

    SERVIÇO – 18º Festival de Circo SP. No Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Mais informações: 

    Via PMP

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    ACIL divulga horários especiais do comércio para o fim de ano

    A tradicional Campanha Compras Premiada 2025, que acompanha os consumidores durante todo o ano,...

    Prefeitura e Alpa realizam mega evento de adoção “Adote o Amor” em Iracemápolis neste sábado

    A Prefeitura de Iracemápolis, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com...

    Iracemápolis inaugura programação natalina nesta sexta com a chegada do Papai Noel

    A Prefeitura de Iracemápolis divulgou o calendário oficial das celebrações de Natal 2025, que...

    Megaoperação da Polícia de São Paulo tem bloqueio histórico de R$ 6 bilhões do crime organizado

    O trabalho de inteligência da Polícia Civil de São Paulo resultou no bloqueio judicial...

    Mais Notícias

    ACIL divulga horários especiais do comércio para o fim de ano

    A tradicional Campanha Compras Premiada 2025, que acompanha os consumidores durante todo o ano,...

    Prefeitura e Alpa realizam mega evento de adoção “Adote o Amor” em Iracemápolis neste sábado

    A Prefeitura de Iracemápolis, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com...

    Iracemápolis inaugura programação natalina nesta sexta com a chegada do Papai Noel

    A Prefeitura de Iracemápolis divulgou o calendário oficial das celebrações de Natal 2025, que...