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    Prefeitura realiza mais uma etapa da entrega de aparelhos auditivos e avança para zerar fila de espera – Portal do Município de Piracicaba

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    A Prefeitura de Piracicaba iniciou ontem, segunda-feira, 1º/09, mais uma etapa da entrega de aparelhos auditivos. Até outubro, 800 aparelhos serão entregues para pacientes da rede municipal, alguns deles após mais de cinco anos de espera. A ação integra o programa da Secretaria de Saúde para zerar filas em consultas, exames e procedimentos.

    Prefeitura realiza mais uma etapa da entrega de aparelhos auditivos e avança para zerar fila de espera – Portal do Município de Piracicaba
    Entrega e orientação sobre os aparelhos acontece no Centro de Especialidades Médicas, o Postão

    O investimento supera os R$ 3 milhões. Todo o processo até a entrega do aparelho começa na Atenção Básica: o paciente passa por consulta com clínico geral, encaminhamento ao otorrinolaringologista e exame de audiometria, que confirma a necessidade do dispositivo.

    A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, explica que a fila somava, em fevereiro, 1.076 pessoas, muitas desde 2019. “A entrega começou pelos casos mais graves e prioritários e segue de forma gradativa”, afirmou.

    ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – As entregas são feitas pelo setor de Fonoaudiologia do Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Postão, no Centro. Para viabilizar as entregas até outubro, a Secretaria de Saúde realizou mutirões de exames de audiometria desde março.

    “O aparelho auditivo melhora a qualidade de vida e a interação social. Permite que a pessoa participe de atividades em grupo, use o telefone, assista televisão. Nosso compromisso é zerar a fila e garantir que ela não volte a existir”, destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco.

    EMOÇÃO E MUDANÇA DE VIDA – O aposentado Braz Jordão, 77 anos, recebeu aparelhos para os dois ouvidos após um ano e meio de espera. “Agora vou conseguir ouvir melhor, as pessoas não vão precisar repetir mais”, disse emocionado. Sua esposa Raquel comemorou: “Chamava e ele não escutava. Agora nossa comunicação vai ficar melhor”

    Uma mulher de cabelos castanhos e um homem mais velho com óculos estão em uma sala com paredes azuis claras. A mulher, que usa uma blusa de manga comprida em tom de vinho e uma saia bege, está ajustando os óculos do homem. O homem veste uma camiseta de manga comprida vermelha com o logo da Nike. Ao fundo, há janelas e cadeiras brancas simples.
    A fonoaudióloga Laura Meneghelli coloca o aparelho em Braz Jordão

    Raquel também incentivou outros pacientes: “Quem tem dificuldade de ouvir deve procurar a unidade de saúde e seguir o processo. Hoje saímos daqui com meu marido ouvindo melhor.”

    A fonoaudióloga da rede municipal Laura Meneghelli reforça os ganhos proporcionados pela iniciativa. “O paciente volta a ouvir a campainha, o netinho, a esposa. Isso impacta diretamente na qualidade de vida e na saúde integral.”

    A imagem mostra uma mesa de escritório com vários itens dispostos sobre ela.

No lado esquerdo, há várias sacolas brancas de papel, algumas com o nome "NUAR" ou "CAR" visível.

À frente das sacolas, há uma linha de caixas vermelhas com detalhes brancos, cada uma com a marca "NUAR" impressa. As caixas parecem ser de produtos eletrônicos ou similares, pois algumas estão abertas, revelando o conteúdo interno.

No lado direito da mesa, há um objeto branco que se assemelha a um controle remoto ou dispositivo eletrônico, e um pequeno bloco de notas rosa brilhante. Há também uma pilha de papéis ao lado do bloco de notas.

Ao fundo, pode-se ver uma cadeira de escritório preta e uma parede azul. Há também uma garrafa verde e caixas de papelão em segundo plano, sugerindo um ambiente de escritório ou estoque.
    Investimento de mais de R$ 3 milhões em 800 aparelhos beneficia pacientes que aguardavam há mais de cinco anos

    Um convênio do município com o Ministério da Saúde e regulação do Governo do Estado atendia apenas dez pacientes por mês em Piracicaba. “Agora vivemos um momento muito bom, porque além de atender a demanda reprimida, o município está garantindo que a fila não volte a existir”, complementa a fonoaudióloga.

    Via PMP

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