
Aproximadamente 40 alunos do Jardim 1 e 2 da Escola Municipal Osvladir Júlio, no bairro Eldorado, participaram nesta terça-feira, 03/09, da palestra sobre escorpiões, feita por Márcio Ermida, do Departamento de Orientação Pedagógica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.
As crianças e as professoras responsáveis ouviram informações sobre características dos escorpiões encontrados em Piracicaba; habitat e locais em que podem se abrigar nas casas e escolas; tipo de reprodução e a espécie mais encontrada; alimentação; acidentes, primeiros socorros, sintomas, além de prevenção.

A orientação, quando o acidente for com criança ou idoso é levar a pessoa para atendimento nos chamados Pontos Estratégicos de Soro Antiescorpiônico, que são A UPA da Vila Cristina (rua Dona Anésia, 950, bairro Jaraguá) e a Santa Casa de Piracicaba (avenida Independência, 953, Bairro Alto).
De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, neste ano, em dados provisórios de 01/01 a 31/08, foram 907 acidentes com escorpiões e nenhum óbito; em dados consolidados, no ano passado, foram 1.240 acidentes com escorpiões sem morte; em 2023, foram 1.458 acidentes e um óbito.
PEDIDOS – Em relação às solicitações feitas pela população pelo SIP 156, houve significativo aumento. Entre janeiro e agosto de 2024 foram 107 solicitações e no mesmo período deste ano, 237.
Todo o trabalho do CCZ em relação aos escorpiões é realizado com base nos protocolos do Instituto Butantan (SP), que preconiza a prevenção, por meio do controle físico do ambiente. A orientação é que quintais, jardins, terrenos e áreas verdes ou áreas naturais de ocorrência de animais peçonhentos devem ser mantidos constantemente limpos, sem mato alto, lixo ou entulho, já que os escorpiões se abrigam nessas vegetações ou materiais, podendo invadir as residências próximas, ocasionando acidentes.
As recomendações, além da prevenção externa, incluem cuidados dentro da residência, como manter bem fechados todos os ralos internos e externos ao imóvel, com grelhas do tipo abre/fecha ou telas de nylon sob as grelhas de escoamento de água de chuva; vedar as soleiras das portas; conservar o quintal, jardim, despensas, garagens e porões sempre limpos, com mato sempre cortado, evitando acumular materiais nesses locais.
Outras orientações incluem manter o material de construção, madeiras e garrafas empilhados longe do chão, da parede e do teto, e em local bem arejado, promovendo sempre a mudança de local desses materiais; fechar todas as frestas existentes nas paredes ou pisos da residência. Além disso, é importante sacudir roupas, toalhas e calçados antes de usar e não deixar camas e berços encostados na parede.
PREVENÇÃO – Para diminuir o número de acidentes com escorpiões, a Prefeitura mantém o trabalho de desinsetização para controle de baratas nos bueiros das ruas e avenidas do município, já que desta maneira elimina a principal fonte de alimento desses animais no ambiente urbano.
O CCZ realiza semanalmente a captura de escorpiões em cemitérios da cidade para controle populacional. Todos os escorpiões capturados são enviados ao Instituto Butantan para coleta de veneno e posterior produção de soro antiescorpiônico. As ações educativas, como a palestra realizada na escola municipal, também são constantes.
Outras informações e orientações sobre prevenção, educação e orientação sobre animais peçonhentos deve acontecer pelo SIP 156 e, caso seja necessário, equipe do CCZ agendará uma visita ao local. O CCZ também pode ser acionado pelo telefone (19) 3427-2400.









