5ª Festa da Coxinha reúne 8 mil pessoas e premia melhores receitas de Limeira
Evento no Parque Cidade reforça cultura e turismo local
A 5ª edição da Festa da Coxinha, realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, reuniu cerca de 8 mil pessoas ao longo de três dias no Parque Cidade. O público pôde degustar 25 receitas elaboradas especialmente para o evento, além de aproveitar atrações musicais, culturais e atividades para toda a família. “A Festa da Coxinha reforça nossa identidade cultural e fortalece o turismo local. Ver a intensa participação do público evidencia a força da gastronomia limeirense. Agradecemos também ao Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que destinou recursos para viabilizar este evento”, destacou o secretário de Turismo e Eventos, Silvio Britto.
No domingo (7), ocorreu a cerimônia de premiação das receitas campeãs desta edição. Os vencedores das categorias salgada e doce foram anunciados pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Luciana Félix, que representou o prefeito Murilo Félix. “É emocionante ver tantos empreendedores valorizando nossa história e transformando a coxinha em oportunidade e renda para as famílias limeirenses”, afirmou.
Parte da arrecadação da festa será destinada às entidades assistenciais do município.
VENCEDORES
Na categoria salgada, a campeã foi a Divina Coxinha, criada por Silvia Regina Vanzella. A receita é preparada com massa de trigo e açafrão, recheio de frango cremoso e empanamento com trigo e urucum. “Estou muito feliz e emocionada”, disse.
O segundo lugar ficou com a Coxinha de Costela, da Uai Salgados; e o terceiro, com a Coxinha Gourmet 100% Mandioca e Catupiry, do Quiosque da Praça.
Entre as versões doces, a grande vencedora foi a Coxinha Morango Zero, da Fuê Fit Doceria, feita com massa de brigadeiro branco, recheio de morango e empanamento de cacau, leite ninho e granulado zero — uma opção totalmente zero açúcar, zero lactose e zero glúten.
Todos os empreendedores receberam certificado de participação na festa.
A premiação é resultado da avaliação do júri técnico, formado por Chef Moreira, Rafael Turatti, nutricionista Camila Baptistela, Chef Tati Grotta e Chef Fabrício Fernandes, que considerou critérios como qualidade, sabor e criatividade das coxinhas apresentadas. “Todos os participantes demonstraram grande dedicação e talento. Estão de parabéns”, avaliou a comissão julgadora, que esteve presente na cerimônia de premiação.
Também estiveram presentes, o vice-presidente do Comtur, Carlos De Sessa e os secretários Bruno Cunha (Comunicação), João Gomes Jr (Esporte e Lazer) e Fábio Luccas Rosa Júnior (Meio Ambiente e Saneamento). O deputado federal Miguel Lombardi também compareceu ao evento.
TRADIÇÃO
A Festa da Coxinha valoriza uma das tradições mais emblemáticas do município: a possível origem do salgado em Limeira. Segundo a narrativa histórica, a receita teria surgido na Fazenda Morro Azul, quando a cozinheira responsável pelas refeições do filho da Princesa Isabel improvisou o prato ao faltar coxas de frango. Ao desfiar outras partes da ave, temperar e moldar no formato de uma coxa, criou um salgado que mais tarde ganharia reconhecimento nacional.
Divulgação









