Aconteceu na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro, no Parque Cidade de Limeira, a caminhada que encerrou a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A atividade foi organizada pela Câmara Municipal, por meio da Comissão Organizadora, da Escola Legislativa Paulo Freire e da Procuradoria Especial da Mulher.
A abertura do evento ocorreu no palco principal do Parque Cidade. Fizeram uso da palavra na abertura as vereadoras Isabelly Carvalho (PT), Mara Isa Matos Silveira (PL), Bruna Magalhães (PRTB), Mariana Calsa (MDB) e Lu Bogo (PL); a primeira-dama Lu Félix; Ewelying Theodoro, presidente do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro (Comicin); Melty, representante do Grupo Olga Benário pela Vida das Mulheres; e Solange Corrêa, mãe de Ingrid Corrêa, vítima de feminicídio.
Entre os temas abordados, foram destacadas a importância do engajamento conjunto de mulheres e homens no enfrentamento à violência e a necessidade de ampliar a conscientização diante do aumento dos casos de feminicídio, inclusive em Limeira. Os participantes seguiram pelo parque em um ato de conscientização e solidariedade, com roupas predominantemente pretas, símbolo de luto e comprometimento com a luta contra o feminicídio e todas as formas de violência de gênero.
Durante as falas, foram lembrados casos recentes que reforçaram a urgência da campanha, entre eles o feminicídio ocorrido na última segunda-feira em Limeira, além das vítimas Cristiane, Ingrid, Lucilene, Fábia e Kelly, cujas histórias ilustram a gravidade e a recorrência da violência letal contra mulheres.
A ação ocorre em alusão aos 16 Dias de Ativismo, campanha de alcance internacional instituída pelas Nações Unidas, que mobiliza governos, organizações e sociedade civil anualmente para promover a prevenção e a erradicação da violência contra mulheres e meninas. Em Limeira, ela foi instituída por meio da Resolução Nº 599/2015, de autoria da ex-vereadora Erika Tank.









